Mulheres imigrantes recebem certificado por curso profissionalizante

Curso atendeu mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio da qualificação e da oportunidade de geração de trabalho e renda.

Na segunda-feira, 02, aconteceu a formatura da primeira turma do curso de extensão em inserção cultural e profissional para mulheres imigrantes e refugiadas, no âmbito do programa “Mulheres Sim”, promovido pelo Instituto Federal de Santa Catarina em parceria com a Cáritas diocesana de Caçador.

O curso teve por objetivo atender mulheres, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social, por meio da qualificação e da oportunidade de geração de trabalho e renda.

A voluntária da Cáritas, Silvana Baldissareli, explicou que o artesanato foi pensado como uma fonte opcional de renda. “Nós trabalhamos com ‘fuxico’, que são flores coloridas feitas de tecido, mas a partir disso, as alunas confeccionaram chaveiros, tiaras e muitas outras opções de trabalho que elas irão levar para a mostra cultural haitiana, em Videira, no próximo domingo”.

De acordo com a coordenadora do programa no Campus Caçador, professora Danielle Regina Ullrich, “a ideia foi de permitir o desenvolvimento da construção do saber da mulher e suas potencialidades individuais. Diversas oficinas temáticas foram oferecidas as alunas, facilitando a formação de forma plena”.

— Lembrem-se que um dos objetivos do programa é abrir novas portas e mostrar que novos caminhos são possíveis. Lutem para conquistar aquilo que vocês desejam, até mesmo o impossível. Desejo sucesso para vocês na realização de cada sonho —, disse às alunas.

Padre João Casara, representante da Cáritas Diocesana, parabenizou as alunas pela persistência “diante da superação dos limites e desafios que são impostos na realidade das migrações”.

— Nós entendemos e acreditamos que não há problema social algum nessas realidades, mas acima de tudo é um grande desafio a superação dos preconceitos, dentro da promoção da vida, essa capacidade de perceber pessoas na sua essência, valor e dignidade, acreditar, apostar e hoje poder colher os sorrisos de uma formatura, das conquistas alcançadas, afirmou.

Edição: Marcelo Luiz Zapelini

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This