Jubileu da Misericórdia é tema de aula inaugural na Faculdade Católica de SC

Tema da aula de abertura do ano letivo no curso de Teologia está relacionado com o Ano da Misericórdia decretado pelo papa Francisco (Foto: Divulgação)
Tema da aula de abertura do ano letivo no curso de Teologia está relacionado com o Ano da Misericórdia decretado pelo papa Francisco (Foto: Divulgação)
Dom Clasen ponderou que a misericórdia como missão que deve ser assumida por todos os batizados
O bispo da Diocese de Caçador, dom Frei Severino Clasen, ensinou sobre “a misericórdia no exercício do sacerdócio comum e sacerdócio ministerial” na aula inaugural para os alunos, principalmente seminaristas de teologia, da Faculdade Católica de Santa Catarina (Facasc), 15.
Para o bispo, a misericórdia é uma missão a ser assumida por todos os batizados. “Deus é misericordioso! Seu plano é a alegria e salvação de toda a humanidade”, explicou. No contexto do Ano Santo da Misericórdia, pontuou que “todos os batizados são convocados a experimentar a misericórdia através das obras espirituais e corporais”.
— É preciso avançar no testemunho de vida cristã e preparar os futuros sacerdotes para esse modelo de Igreja que está sendo anunciado pelo Papa Francisco —, desafiou dom Severino.como fazer um blog
Para a reportagem da Arquidiocese de Florianópolis, o seminarista Pablo Ribeiro, da diocese de Lages avaliou que o bispo elogiou a aula. “Ele questionou: como nós manifestamos a misericórdia em nossas vidas? Será que deixamos transparecer a misericórdia em nós?”, contou Ribeiro.

A Facasc começa mais um ano letivo com cerca de 80 estudantes no curso de graduação. Aproximadamente 30 alunos ingressam neste semestre. “O recomeço de um ano letivo é sempre uma expectativa de rever os amigos e nos entusiasmarmos com o que vem pela frente. O curso vive um processo de transformação, principalmente após o reconhecimento do Ministério da Educação. E sem dúvidas há um progresso”, observou o presidente do diretório acadêmico de Teologia da FACASC, Edilson Ferreira.

Sacerdócios

O sacerdócio comum é relativo a todos fiéis os batizados, enquanto, o sacerdócio ministerial exclusivo dos ordenados diáconos, padres e bispos. De acordo com a “Lumen Gentium” (11) os fiéis leigos exercem o sacerdócio comum na Eucaristia: pela participação no sacrifício eucarístico de Cristo, fonte e centro de toda a vida cristã, oferecem a vítima divina e a si mesmos a Deus; assim, quer pela oblação quer pela sagrada comunhão, não indiscriminadamente, mas cada um a seu modo, todos tomam parte na ação litúrgica .

 Com assessorias de imprensas da Diocese de Caçador e da Arquidiocese de Florianópolis

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This