Ademir Freitas deixa função de Secretário Executivo do Regional Sul 4 da CNBB

Ademir Freitas, coronel reformado da Aeronáutica destacou o aprendizado e as amizades que fez nos quatro anos à frente do Secretariado Executivo (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)
Ademir Freitas, coronel reformado da Aeronáutica, destacou o aprendizado e as amizades que fez nos quatro anos à frente do Secretariado Executivo (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)
Até 2019, a Presidência do regional terá o apoio de padre Luciano dos Santos, ex-coordenador diocesano de pastoral de Joinville

A despedida Secretária Executivo do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Ademir Freitas, e a recepção do seu sucessor, padre Luciano do Santos, aconteceu em uma missa na capela da Faculdade Católica de Santa Catarina, em Florianópolis, 6, às 10h30. O Presidente do regional, dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão, e o seu antecessor, arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck representaram os bispos.

— Agradeço muito à diocese de Joinville, que nos liberou o padre Luciano dos Santos, em quem colocamos nossas esperanças —, declarou dom Salm. Ele também agradeceu a Freitas e a outras lideranças de organismos e pastorais, que deixam as funções simultaneamente, e disse estar alegre com a chegada dos assumem respectivas funções.

Dom Salm explicou que “em comunhão com a CNBB, o nosso novo Plano Regional de Pastoral se orienta pelas linhas mestras a partir de Cristo e as cinco urgências da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Igreja em estado permanente de missão; Igreja, casa da iniciação à vida cristã; Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja, comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos)”.

— É importante que essas cinco urgências sejam algo vivencial, não apenas coisa de quem ensina. Tem que ser assimilada por nós com uma verdadeira espiritualidade —, recomendou.

Aprendizado

Freitas chegou ao cargo por indicação do então presidente do regional, dom Jönck, há 4 anos. O arcebispo, destacou a amizade, persistência e a competência deste Secretário Executivo em sua gestão. “Fiquei muito contente por esse trabalho, acho que foi uma preciosidade que a gente descobriu”, analisou o ex-presidente.

O Secretário Executivo despediu-se agradecendo ao seu antigo chefe. “Realmente creio que dom Wilson me deu uma grande oportunidade de crescimento. O senhor não imagina como isso (o trabalho como secretário executivo) fez bem”, disse Freitas.

— Quando a gente sai da missão a gente leva coisas. A coisa que mais vou levar daqui é o rosto de vocês —, disse ele aos presentes.

Mudanças

O Secretário Regional da Pastoral da Juventude, Uilian Dalpiaz, sucedido por Maristela Oliveira, e a Coordenadora Regional da Pastoral da Pessoa Idosa, Osvaldina Zucco, sucedida por Celina Silva, terminaram seus mandatos. A liderança do regional catarinense da Cáritas Brasileira foi modificada com a saída do padre Roque Favarin, sucedido por Gelson Nezi. A Cáritas também perdeu parte do seu pessoal com o encerramento do projeto Fortalecendo Experiência de Economia Solitária em Santa Catarina.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This