Oficina da Pastoral da Criança ensina método para combate a desnutrição infantil

A nutricionista Márcia Moscatelli de Almeida participou da elaboração da nova estratégia contra obesidade (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)
A nutricionista Márcia Moscatelli de Almeida participou da elaboração da nova estratégia contra obesidade (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)
Gestão e missão foram temas de oficina que aconteceu simultaneamente para formação de capacitadores.

A nova metodologia de vigilância nutricional da Pastoral da Criança, que incluiu a prevenção da obesidade infantil, chega a SC com a nova edição do Guia do Líder. A entidade treinou líderes catarinenses em uma oficina realizada em Florianópolis, entre os dias 25 e 27.

A nutricionista Marcia Moscatelli de Almeida ensinou que o método para o diagnóstico nutricional das crianças nas comunidades acompanhadas será obtido através do Índice de Massa Corporal (IMC) com base no peso e na altura da criança.

— No acompanhamento nutricional, a avaliação dos dados antropométricos da criança é feita a cada três meses. Esses dados são digitados em um programa de computador, que faz o cálculo do IMC e indica uma cartela de avaliação nutricional, que orienta a família sobre o que pode ser feito para ajudar na saúde da criança. As cartelas são específicas para cada estado nutricional —, explicou. Os estados nutricionais vão desde desnutrição grave até obesidade.

Além de um computador, cada equipe vai utilizar um conjunto de estadiômetro (equipamento científico de precisão). Um para medir a altura de crianças acima de 2 anos e outro para medir o comprimento de crianças entre zero e 2 anos, mais a balança.

Desde 2010, na Pastoral da Criança, a obesidade infantil é uma preocupação ao lado da redução da desnutrição. Atualmente, obesidade infantil acomete uma a cada três crianças brasileiras com idades entre 5 e 9 anos. De acordo com o IBGE, aproximadamente 6,6% das crianças pobres no Brasil apresentam sobrepeso ou obesidade.

Missão e Gestão

Em uma oficina paralela, a Pastoral da Criança capacitou nove responsáveis pela capacitação de líderes locais sobre funções administrativas, missão, relatórios trimestrais e gestão dos recursos que chegam à base.

— Este trabalho é embasado em dois textos bíblicos. A missão de Abraão, convidando cada um a refletir sobre sua própria vocação e também discípulos de Emaús, onde os capacitadores são chamados a fazerem um encontro pessoal com jesus e se tornarem condutores para esse encontro pessoal —, explicou Daniele Orlovski, que trabalha no Departamento de Suporte a Gestão.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This