Em vista do Estado Laico, igrejas cristãs preparam mutirão em Florianópolis

Vinte representantes das Igrejas Católica, Luterana e Anglicana presentes nos estados do sul reuniram-se (Foto: Padre Raul Kestring)
Vinte representantes das Igrejas Católica, Luterana e Anglicana presentes nos estados do sul reuniram-se (Foto: Padre Raul Kestring)
Reunião na sede da CNBB em Santa Catarina definiu conteúdo para folder, meios de inscrição e oficinas a serem realizadas. Divulgação acontecerá em breve.

O grupo organizador do Mutirão Ecumênico 2015 Sulão VIII encontrou-se na sede do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Florianópolis, 29, para os preparativos do evento.

O mutirão está marcado para acontecer entre os dias 28 e 30 de agosto na capital catarinense. “A missão da Igreja no Estado Laico” é o tema a ser tratado pelos 300 participantes esperados.

De acordo com o padre Raul Kestring, coordenador da Comissão Regional de Ecumenismo do Regional Sul 4, o mutirão visa incentivar o espírito ecumênico de agentes “cidadãos e cidadãs construindo um Estado laico, mas um estado que tenha a missão da Igreja como algo fundamental em toda a problemática que envolve uma sociedade justa, fraterna e igualitária”.

O estudo sobre o Estado Laico é necessário especialmente no atual quadro parlamentar considerado fundamentalista, que utiliza textos bíblicos para justificar leis como a redução da maioridade penal sem considerar o contexto em que foram escritos, explicou a jornalista Lizandra Carpes, do Centro dos Direitos Humanos de Joinville Maria da Graça Bráz.

— Nós estamos aqui a favor das minorias, a favor dos mais pobres, dos mais fracos e não para estar impondo nada, redução da maioridade penal ou bíblia na escola —, disse. Não há privilégio de uma doutrina em particular porque “o critério do ecumenismo, dos trabalhos ecumênicos são os direitos humanos”, acrescentou.

O evento

O Mutirão Ecumênico do Sulão ocorre a cada dois anos e abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São convidados agentes envolvidos com o serviço e/ou a promoção ecumênica e agentes sociais dos estados brasileiros de SP, PR, SC, RS, com objetivo de celebrar, conviver, trocar experiências e aprofundar a compreensão do ecumenismo na sociedade atual, animando-os a continuarem a caminhada ecumênica dentro e fora do espaço eclesial.

Serviço:


Informações: http://mutiraoecumenico.blogspot.com

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This