Missão Jovem da PJ em Caçador resulta em novos grupos e famílias mais participativas

Líderes da missão e líderes das comunidades discutiram os resultados da missão realizada em 2014 (Foto: Pastoral da Juventude/Divulgação)
Líderes da missão e líderes das comunidades discutiram os resultados da missão realizada em 2014 (Foto: Pastoral da Juventude/Divulgação)
Resultados da "Missão Jovem" de 2014 foram apurados na “Pós-Missão” realizada em Caçador no final de semana

A “Pós-Missão” da Pastoral da Juventude (PJ) em Santa Catarina, realizada na paróquia São Francisco de Assis (Catedral de Caçador), nos dias 11 e 12, encerrou formalmente a “Missão Jovem”, realizada, ali, ano passado. Os jovens líderes missionários reuniram-se com os representantes das 16 comunidades da paróquia para avaliar os resultados e os desafios que persistem.

De acordo com o secretário regional da PJ, Uiliam Dalpiaz, os líderes comunitários relataram aumento de participação das famílias nas missas e nos serviços das comunidades incentivados pela participação dos filhos na missão. Pelo menos 9 comunidades tem novos grupos de jovens ou estão somando esforços para nuclear novos grupos. Também, segundo ele, as comunidades relataram que os grupos de catequese tiveram um acréscimo. Os resultados coletados ainda serão sistematizados.

Na avaliação do pároco, padre Lauro Kaluzny Filho, a missão jovem trouxe vida nova à paróquia. “Foi um vendaval de esperança para toda a cidade de Caçador. Cada família que acolheu ou recebeu a missão lembra ainda com muito carinho de todos aqueles dias. A evangelização e exemplo dos jovens a paróquia vão ficar marcados para sempre”.

O bispo diocesano de Caçador, dom Frei Severino Clasen destacou a relevância da PJ no contexto da evangelização de outros jovens, e pediu aos líderes que deixassem o coração “se abrasar e se encantar pelo anúncio do Evangelho”.

— Ser PJ é saber dar sentido profundo a vida e anunciar a partir da realidade local. Saber testemunhar e ser presença por meio de cada um de nós da Ressurreição —, analisou o prelado.

Dalpiaz informou que esta edição superou todas as anteriores.“tanto pela quantidade de jovens presentes quanto pelo sentido e anúncio de uma Igreja em saída, respeitando e estando junto do povo, fortalecendo as comunidades e respeitando suas realidades pastorais”. Mais de 550 jovens, das 10 dioceses de Santa Catarina e alguns visitantes de outros estados, visitaram cerca de 6 mil residências e estabelecimentos na área de abrangência da paróquia.

Os líderes jovens, apresentaram suas avaliações. A jovem Ana Letícia Zanini, de Iomerê, que, na missão, esteve na localidade de Turma 60, destacou que a vivência de “toda a mística envolvida, as novas experiências de vida, a convivência com pessoas que possuem uma realidade totalmente diferente da nossa, as novas amizades, os novos vínculos afetivos que se  desenvolveram em todo o processo.”.

Esta foi última de três etapas, primeiro aconteceu a preparação na “pré-Missão”, seguida da realização da Missão Jovem em 19 a 22 de junho de 2014.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This