Contribuição dos leigos é essencial para o estudo 107, segundo presidente da comissão para o laicato

Dom Severino Clasen elogiou a qualidade da discussão sobre o estudo 107 da CNBB (Foto: Daiane Servo/Diocese de Chapecó)
Dom Severino Clasen elogiou a qualidade da discussão sobre o estudo 107 da CNBB (Foto: Daiane Servo/Diocese de Chapecó)
O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão, dom Severino Clasen, disse que esta discussão ampla é essencial para enriquecer o texto

As dioceses dos regionais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) da região Sul analisaram o texto de Estudos nº 107, sobre a formação dos leigos e das leigas no Brasil, em um encontro em Florianópolis, 27 a 29 de março. As emendas propostas serão analisadas pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Esse texto está em discussão em todos os regionais do Brasil, com a participação dos leigos, dos bispos, dos padres e dos religiosos.

O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão, dom Severino Clasen, disse que esta discussão ampla é essencial para enriquecer o texto porque há “muita coisa para se aprender e para se ensinar”.

— Quando nós começamos a levantar as experiências nas dioceses do Brasil, vimos muita formação para os leigos, mas é tudo muito avulso. É preciso criar um corpo, uma rota, um fio condutor e esse documento está sendo escrito por todos, para que se contemple tudo o que é necessário para que os leigos sintam-se participantes, dignos e merecedores de formação teológica, formação eclesiológica, formação bíblica e toda formação a que tem direito —, explicou dom Clasen.

Segundo o bispo, a participação dos leigos na confecção do documento é importante, porque diz respeito a eles, “para não ser um documento de cima para baixo, dos bispos para os leigos, mas sim que haja uma participação fraterna”.

Os leigos podem propor acréscimos ou modificações que contemplem o que consideram necessário. “Assim, a comissão tem um novo trabalho para refazer o texto e chegar a onde cada um deseja”, explicou.

Prazo

O texto de Estudos nº 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, pretende animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos.

A publicação pode ser adquirida pelo site www.edicoescnbb.com.br ou pelo televendas (61) 2193-3019. Estão disponíveis no site da CNBB uma sugestão de estudo do texto e uma ficha de emendas para envio das contribuições até o final do mês de maio.

O II Encontro da Região Sul com os Responsáveis pela Formação para o Laicato e Cursos de Teologia para Leigos e Leigas; e também bispos referenciais para os leigos dos regionais e dirigentes do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) em âmbito regional reuniu as dioceses dos regionais Sul 2 (PR), Sul 3 (RS) e Sul 4 (SC) da CNBB.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jan 2021› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This