Regional Sul 3 apresenta experiências de formação para leigos, em Florianópolis

Padre Sauthier vê crescimento de procura por cursos para leigos no RS (Foto: Marcelo Lui Zapelini/Agência CNBB Sul 4 de Notícias)
Padre Sauthier vê crescimento de procura por cursos para leigos no RS (Foto: Marcelo Lui Zapelini/Agência CNBB Sul 4 de Notícias)
Os participantes da reunião promovida pelo Setor Leigos da CNBB também analisaram o texto de estudo 107 da CNBB

O secretário executivo do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Ademar Agostinho Sauthier, avaliou que a Igreja no Rio Grande do Sul está “dando grandes passos” no âmbito da formação de leigos. A declaração foi precedida da apresentação das experiências no II Encontro da Região Sul (RS, PR, e SC) com os Responsáveis pela Formação para o Laicato e Cursos de Teologia para Leigos e Leigas, realizado em Florianópolis, dias 27 a 29.

Para ele, cada vez mais a necessidade de formação está sendo percebida no regional. “Os leigos e as leigas, pela ação do Espírito Santo, estão procurando uma formação no campo da fé”, disse padre Sauthier.

Da Diocese de Santo Ângelo, 441 km de Porto Alegre, padre Léo Kozen, responsável pelo Bacharelado de Teologia, disse que a oferta de opções incentiva a continuidade dos estudos, como acontece na graduação, em que os alunos podem escolher fazer apenas o primeiro ano do bacharelado como curso superior sequencial de Teologia Fundamental. Mas ao receberem o certificado, “muitos acabam matriculando-se na graduação para cursar os três anos restantes”, explicou.

Outra característica do curso, é integração entre leigos e seminaristas, na mesma sala de aula. A ideia é que os futuros padres “sintam o clima de diversidade já durante a formação”, explicou padre Kozen. “Na sala de aula tem principiantes, graduados e até pós-graduados. Isso traz uma contribuição muito interessante para dentro do curso”, analisou. A proposta do curso atrai os leigos, que já representam mais de 90% dos matriculados.

A diocese ainda oferece o curso “Agentes de Pastoral”, nas paróquias ou grupos de paróquias para capacitar agentes de pastoral e ministros que atuam diretamente na comunidade. O curso de extensão universitária “Teologia Pastoral”, que dura três anos, possuiu cerca de 60 alunos em duas turmas em localidades diferentes.

Outras experiências

Na diocese de Santa Cruz do Sul, no nordeste do estado, o organismo responsável pela capacitação dos leigos é o Centro Diocesano de Formação Pastoral e Teológica. Ele oferece um curso de Teologia Popular realizado em 10 encontros anuais, um curso voltado para a a atuação no campo político e social, além de uma escola de catequese, que atende 250 catequistas em dois núcleos de ensino. A entidade também realiza anualmente uma “atualização pastoral” em período integral durante uma semana. Em 2014, o foi Secretário-Geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, foi convidado para apresentar o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”.

O curso de Teologia presencial em Erechim é voltado para a vida cotidiana, para o leigo inserido na sociedade. Cinco turmas em diferentes paróquias da diocese possuiu cerca de 600 alunos. Os graduados podem cumprir algumas disciplinas adicionais para receberem certificado de especialista. A diocese oferece, também, curso de especialização em Metodologia do Ensino Religioso. Um curso de especialização em espiritualidade está em preparação. Os leigos tem ainda a opção de realizar um curso de teologia à distância.

Os alunos da Escola Fé, Política e Trabalho, na diocese de Caxias, concluem o curso de 10 etapas escolhendo um trabalho prático a ser realizado na comunidade para influenciar na realidade local. Antes disso, eles estudam temas como questão de gênero, ecologia e economia solidária em 160h/aula. O curso incentiva os alunos a participarem de conselhos de direitos, como os conselhos de saúde locais. Parte dos recursos é proveniente do convênio com a Cáritas Diocesana e o Fundo Diocesano de Solidariedade.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This