Dom Onécimo Alberton recebe o ministério episcopal

Lema do novo bispo é “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27c),
Lema do novo bispo é “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27c) [Foto: Bibiana Pignatel Baesso/Diocese de Criciúma}
Obedecendo ao rito, Dom Onécimo foi apresentado pelos padres Wilson Buss e Ângelo Galato. A bula papal, assinada pelo Papa Francisco, foi lida por padre Egídio Schmoeller

Cerca de cinco mil fiéis compareceram, na tarde deste domingo, 22, no cento de eventos Cisos Hall, em Criciúma, à Celebração Eucarística com rito de Ordenação Episcopal do padre Onécimo Alberton, presidida pelo bispo da Diocese de Tubarão, dom João Francisco Salm, bispo ordenante.

Dom Salm descreveu as atribuições de um bispo, que estão firmadas no serviço; na pregação; no fazer-se próximo das ovelhas, como o Bom Pastor; no chamado a amar com amor de pai e de irmão os que Deus coloca sob seus cuidados; na disposição solícita e em ser vigia do rebanho dos fiéis, tendo por pilar de seu ministério a Trindade.

– O povo de Rio do Sul, tendo à frente Dom Augustinho, Dom José, os padres, os diáconos, os religiosos e as religiosas, assim como as lideranças leigas, suplicava a Deus pelo novo bispo. Agora, aguarda a chegada de Dom Onécimo para ser no meio deles ‘como um irmão querido’, capaz de gestos, palavras e atitudes de um pai. E mais: creem, com fé humilde e sincera, que o Pastor que está chegando é dom (mais que um presente) enviado diretamente das entranhas do amor de Deus, conforme a promessa em Jeremias: ‘Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração – disse.

Dom Onécimo externou sua gratidão aos familiares, bispos, padres, religiosos, seminaristas, leigos e paróquias onde conviveu e exerceu seu ministério sacerdotal durante os últimos 22 anos. E declarou seu carinho pela nova diocese.

– Amarei a Igreja de Rio do Sul como o pai ama a mãe e a nós. Este anel lembrará todos os dias do meu compromisso fiel e esponsal com esta Igreja. Esta cruz me dirá que devo trazer para dentro do coração todos aqueles e aquelas pelos quais Cristo me convida a dar a vida. ‘Estou no meio de vós como aquele que serve’. Este é o meu lema e projeto de vida que assumo com o auxílio da Trindade Santa, junto ao povo de Deus da Diocese de Rio do Sul, com seus dois bispos eméritos, com as suas 31 paróquias, as 487 comunidades, os 51 centros de atendimentos e os 34 municípios do alto e parte do médio vale do Itajaí. Com este lema apresento minha prece: Que Deus me ajude a servir como aquele que serve, não servindo a mim e a meus interesses e vontades. Que ele me ajude, através do serviço a mim confiado, revelar e construir o seu Reino. Assim seja, amém!

Foram bispos co-ordenantes, dom Jacinto Inacio Flach, de Criciúma, e dom Paulo Antonio De Conto, de Montenegro (RS), junto a outros dez bispos e mais de 150 padres e diáconos de Santa Catarina e de outros estados.

 

 

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This