Mutirão Regional de Comunicação divulga sete compromissos pós-encontro

Comunicadores de dioceses e movimentos relacionados com a Pascom em foto oficial (Foto: Pascom/Divulgação)
Comunicadores de dioceses e movimentos relacionados com a Pascom em foto oficial (Foto: Pascom/Divulgação)
Em carta, também anunciou que o décimo Mutirão Nacional de Comunicação acontecerá em Santa Catarina, no mês de julho de 2017

A Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Su4 a Conferência Nacional dos bispos do Brasil (Santa Catarina) divulgou carta do Segundo Mutirão de Comunicação do regional. O texto foi aprovado por “mais de 80 participantes” das dioceses de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Tubarão, Joaçaba e Criciúma, em 16 de novembro, no encerramento do encontro aberto no dia 14 em na capital do estado.

Os agentes de comunicação se comprometeram em “motivar a articulação da Pascom nas dioceses, comarcas, paróquias e comunidades”, “construir um coletivo de jovens comunicadores, com o objetivo de motivar a evangelização da juventude tendo o próprio jovem como protagonista” e “estabelecer entre as prioridades das dioceses o investimento em recursos para a comunicação evangelizadora, entre os sete pontos aprovados.

O documento também anunciou que o 10o Mutirão Nacional de Comunicação acontecerá em Santa Catarina, no mês de julho de 2017. Antes disso, um mutirão está marcado para Vitória, no Espírito Santo, no ano que vem.

“Através de seminários e oficinas tivemos a oportunidade de vivenciar o objetivo do mutirão: ‘contribuir na formação dos agentes de pastoral a fim de que se fortaleça a ação evangelizadora da Igreja em Santa Catarina’”, informa um trecho do texto.

O lema: “Construindo em Comunidade a Cultura do Encontro”, “norteou e inspirou as oficinas de: Comunicação e Catequese, Comunicação e Liturgia, Redes Sociais como estratégia Pastoral, Assessoria de Comunicação: A Serviço da Cultura do Encontro e Pastoral da Comunicação”, diz outro trecho.

Leia o texto completo:

Carta do Segundo Mutirão de Comunicação da CNBB Regional Sul 4.

Nós agentes de pastoral de comunicação da CNBB Regional Sul 4 das dioceses de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Tubarão, Joaçaba e Criciúma, reunidos na cidade de Florianópolis, entre os dias 14 e 16 de novembro, vivenciamos a rica experiência do segundo Mutirão Regional da Comunicação.

Inspirados no tema do Mutirão: “Uma nova paróquia”, os mais de 80 participantes do evento, através de seminários e oficinas tivemos a oportunidade de vivenciar o objetivo do mutirão: “Contribuir na formação dos agentes de pastoral a fim de que se fortaleça a ação evangelizadora da Igreja em Santa Catarina”.

Acolhidos pela Arquidiocese e Pastoral da Comunicação de Florianópolis, pelas famílias, e com a colaboração da Coordenação Regional da Pastoral da Comunicação e o importante apoio da FACASC (Faculdade Católica de Santa Catarina). O evento teve inicio com a conferência do Padre Jesuíta Atílio Hartmann, que tratou sobre o tema do encontro. Disse que: “só há Comunidade Cristã onde se pratica a cultura do encontro”. E as Novas Mídias devem estar a serviço dessa cultura.

O lema: “Construindo em Comunidade a Cultura do Encontro”, norteou e inspirou as oficinas de: Comunicação e Catequese, Comunicação e Liturgia, Redes Sociais como estratégia Pastoral, Assessoria de Comunicação: A Serviço da Cultura do Encontro e Pastoral da Comunicação.
Assessores e assessoras competentes fizeram com que os seminários se concretizassem nas oficinas de trabalho que permitiram aos participantes do Mutirão experimentar de forma prática a organização de eventos e a fotografia. Laboratórios práticos para aprimorar e desenvolver as técnicas do uso desses meios para evangelização.

Encerramos com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas e foram apresentados aos participantes do Mutirão de forma criativa e dinâmica mostrando que somos capazes de muito mais do que normalmente fazemos; e com a Celebração Eucarística.

Deus seja louvado por tudo que vimos, ouvimos e experimentamos nestes três dias.

Eis os compromissos que assumimos juntos:

  • Continuar oferecendo oportunidades de formação aos agentes de pastoral da comunicação da CNBB Regional Sul 4;
  • Motivar a articulação da PASCOM nas Dioceses, Comarcas e Paróquias e comunidades.
  • Investir e continuar acreditando na ação dos agentes de pastoral de comunicação da CNBB Regional Sul 4;
  • Construir um coletivo de Jovens Comunicadores, com o objetivo de motivar a evangelização da juventude tendo o próprio jovem como protagonista;
  • Estabelecer entre as prioridades das dioceses o investimento em recursos para a comunicação evangelizadora;
  • Fortalecer a ação evangelizadora da Igreja através do uso de modernos meios de comunicação.
  • Formar e articular a PASCOM nas dioceses.

Voltamos cheios de esperança e de fé, e comprometidos com a ação pastoral da Igreja em Santa Catarina e dispostos a nos encontrar no Terceiro Mutirão de Comunicação, na diocese de Criciúma como é desejo de todos os participantes deste Mutirão.

Sintam-se também convidados a participar do 9º Mutirão Nacional de Comunicação, que acontece de 14 a 18 de julho de 2015, em Vitória do Espirito Santo, de onde traremos a chave para o 10º Mutirão Nacional de Comunicação, em Santa Catarina no mês de julho de 2017.

Com as bênçãos do comunicador mais perfeito.

Joinville, 16 de novembro de 2014.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This