CNBB é homenageada pelo parlamento catarinense em sessão alusiva à CF 2014

Segundo dom Wilson, a Igreja Católica é a favor da dignidade humana porque todos são "criados por Deus, e como criaturas de Deus, temos igual dignidade"
Dom Wilson recebeu homenagem pela CNBB e destacou a importância da CF 2014 (Foto: Assessoria de Imprensa do Padre Pedro)
Dom Wilson recebeu homenagem pela CNBB e destacou a importância da CF 2014 (Foto: Assessoria de Imprensa do Padre Pedro)

Assembleia Legislativa de Santa Catarina homenageou ontem, 17, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pelas ações em defesa dos direitos humanos e pela Campanha da Fraternidade. Dom Wilson Tadeu Jönck, presidente do Regional Sul 4 recebeu a placa alusiva. A distinção foi entregue durante sessão solene dedicada à Campanha da Fraternidade 2014, cujo tema é “Fraternidade de Tráfico de Pessoas”. Centenas de pessoas assistiram ao evento no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, SC.

Em discurso no parlatório, dom Wilson explicou que a campanha aborda 4 modalidades de tráfico humano: o trabalho escravo, a exploração sexual, a adoção ilegal e a venda de órgãos. E acentuou o motivo pelo qual a Igreja se interessa pelo tema.

— A Igreja Católica reconhece a importância da Declaração dos Direitos Humanos (da ONU), tem, porém, uma razão mais profunda para afirmar que todas as pessoas são iguais nos seus direitos e na sua liberdade, sujeitos de suas relações e pelos seus atos: somos criados por Deus, e como criaturas de Deus, temos igual dignidade. Porque Deus ama a todos, e também nós devemos aprender amar a todos —, disse o arcebispo.

Segundo ele, ninguém pode ser instrumentalizado por estruturas sociais, econômicas ou políticas e nenhuma pessoa pode ser reduzida à condição de mercadoria.

A Comissão Pastoral da Terra e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) também foram homenageadas. Irmã Elisabete Perondi contou a história da rede “Um Grito Pela Vida”, organizada pela CRB, dedicada ao combate do trabalho escravo. Segundo ela, “a crueldade deste crime exige uma decidida e inegociável ação solidária e profética”.

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), propositor da homenagem, disse que o tema deve repercutir na sociedade, devido à seriedade do problema. Por isso o envolvimento da Assembleia Legislativa, porque é preciso “sensibilizar e engajar as pessoas”.

“Hipocrisia”

A representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos em Santa Catarina, a advogada Dra. Erli Camargo, agradeceu à CNBB pelo tema e destacou que “todas as campanhas da fraternidade trabalharam nesse sentido de respeito à vida”. Ela aproveitou pedir mais trabalho prático e menos discursos em termos de direitos humanos.

— Paremos com a hipocrisia, trabalhemos realmente para que os direitos humanos sejam respeitados —, pediu Erli.

A sessão solene também destacou as iniciativas na busca de desaparecidos, dos quais muitos acabam nas rotas de tráfico ao redor do país.

Elenilde Alves da Silva é membro do Grupo de Apoio aos Familiares Desaparecidos. Em 1980, o filho Mikelângelo, na época com quatro anos, sumiu após o almoço. Segundo ela, “não há nada neste mundo que possa reparar o dano” deste acontecimento, porém disse sentir-se feliz por manter viva a esperança de encontrá-lo.

Em nome de todas as mães do Grupo de Apoio aos Familiares Desaparecidos, Erenilde, agradeceu à Igreja Católica por colocar o problema em discussão, o que para elas é “motivo de grande contentamento por saber que há esperança e que existe possibilidade de mudança”

Dados de organismos internacionais apontam que pelo menos 20,5 milhões de pessoas por ano no mundo são vítimas de exploração do trabalho ou do corpo, em favor do lucro de terceiros. No Brasil, são 2,5 milhões de vítimas anualmente.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This