Legislativo Catarinense entrega Comenda à Cáritas Brasileira

A indicação foi do deputado padre Pedro Baldissera (PT). A homenagem é a mais importante da Assembleia Legislativa
caritas_no_plenario

Representantes de entidades-membro participaram da entrega no plenário do Palácio Barriga Verde (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) concedeu a Comenda do Legislativo Catarinense à Cáritas Brasileira. A seção solene aconteceu na noite do dia 11, no plenário. O deputado padre Pedro Baldissera (PT) entregou ao secretário-executivo da Cáritas regional, padre Roque Ademir Favarin, uma medalha e uma placa, que representam a distinção.

Em discurso no parlatório, o presidente da Alesc, deputado Joarez Ponticelli (PP) contou que esta seção de gala é a mais esperada do ano e representa a gratidão e o incentivo do parlamento ao quem faz a diferença em Santa Catarina.

Depois da seção, os agentes da Cáritas Regional e das entidades-membro de Caçador, Tubarão e Rio do Sul posaram para fotos no saguão do Palácio Barriga Verde e viram, de perto, a comenda, que segundo padre Roque “reconhece a defesa dos excluídos, inclusão social e luta por direitos feito pela Cáritas”.

Esta homenagem acontece na véspera da instituição completar 57 anos de fundação no Brasil, por isso, foi recebida como um presente de aniversário. “Isso muito importante para os agentes porque valoriza o trabalho todos eles, especialmente em um mês em que a Cáritas faz diversas atividades comemorativas, como a Semana da Solidariedade”, avaliou Fabiana Gonçalves, coordenadora de projetos da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina.

A articuladora regional em Rio do Sul, Ariane Gabriela Félix Leite, estava feliz em participar do momento histórico e disse sentir-se realizada na sua profissão. “Como assistente social a gente busca a melhoria social e acesso das pessoas aos seus direitos. A ação da Cáritas é um meio de proporcionar acesso sustentável e constante a esses direitos”, disse.

Comenda

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina unificou, desde 2008, as homenagens concedidas a personalidades e organizações que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do Estado. As indicações dos homenageados, que promovem o bem estar dos catarinenses, são feitas pelos deputados estaduais. Os Correios, a Federação das APAEs e a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina foram alguns dos 42 homenageados pelos parlamentares. A proposição da Cáritas Brasileira foi feita pelo deputado Padre Pedro.

Ele destacou que a homenagem foi dirigida à Cáritas pelo trabalho significativo no fortalecimento da economia solidária, no combate à fome e à pobreza, e no apoio à conquista de direitos humanos e sociais básicos, em diversas comunidades. Para o parlamentar, em oito anos de trabalho em SC a Cáritas conseguiu garantir o protagonismo de grupos e comunidades, e segue seu trabalho reforçando a ideia da autogestão e do empoderamento das pessoas, numa lógica que valoriza a vida e o desenvolvimento sustentável.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This