Florianópolis debate prevenção dos maus-tratos a idosos

De 11 a 14 de junho prefeitura realiza programação especial em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho).

Acontece de 11 a 14 de junho uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho). Em Florianópolis, a programação acontece através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo levar à população informações sobre como evitar, denunciar ou acolher um idoso em situação de violência, disseminando a ideia de que esta não é uma situação normal.

Dom Wilson Tadeu Jönck, presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, participa da mesa redonda do dia 13, sobre a conscientização da violência contra a pessoa idosa. Além da programação oficial da prefeitura, a peça de teatro “Redondamente esganados” do grupo vocal “Floripa en’Canta”, será apresentada no dia 14,  às 10h e às 14h, na Escola de Aplicação do Instituto Estadual de Educação.

A Pastoral da Pessoa Idosa está engajada nas atividades porque, segundo Osvaldina Zucco Weber, coordenadora estadual,  tem compromisso com a proteção da pessoa idosa.

— Nós trabalhamos com o idoso que passa por vulnerabilidade, nosso papel é lutar contra a violência. Em todo o país, a pastoral está lembrando desta data através de diversas ações relacionadas.

Segundo o Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003), os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde pública ou privada a quaisquer dos seguintes órgãos: Autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso ou Conselho Nacional do Idoso.

______________________________

Serviço:

11 de junho
Cinedebate em Gerontologia
 
Projeção de filme que aborda violência familiar e social
Local: Auditório da Biblioteca Central da UFSC “Eike Hering”
Horário: 14h – 16h30
Debatedoras: Professoras do NETI/UFSC

13 de junho
“Mesa Redonda”

Conscientização da violência contra a pessoa idosa
Local: Auditório CAP (Centro Arquidiocesano de Pastoral) – R. Bocaiúva, 88 / Largo São Sebastião
Horário: 14h – 17h
Debatedores: Arcebispo Metropolitano, Defensoria Pública da União – DPU, Serviço de Proteção Especial para Pessoa com Deficiência, Idosos e Familiares – SEPREDI.

14 de junho
Culto Ecumênico

Celebrantes: Representantes das igrejas Católica, Anglicana, Batista, Confissão Luterana e Presbiteriana Independente
Local: Templo Ecumênico da UFSC
Horário: 15h – 16h
16h30min: Apresentação musical do grupo de canto “Vozes da Ilha” NETI/UFSC

Da redação, com informações da Prefeitura Municipal de Florianópolis

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This