Símbolos partem e deixam saudade na Diocese de Joinville

Dom Irineu voltou a pedir que os jovens contretizem o amor de Jesus Cristo através de missão na comunidade

Diego espera que Nossa Senhora traga alguém de volta (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)

A passagem da Cruz peregrina e os Ícones de Nossa Senhora e da Beata Albertina deixaram a diocese de Joinville no dia 16 de Janeiro. A Missa de envio foi presidida pelo Bispo Dom Irineu Roque Scherer Paróquia São Sebastião, no centro da cidade, às 10h. Aproximadamente, oitocentos fiéis compareceram. Quando o comentarista avisou que os símbolos deixariam a diocese, as pessoas presentes responderam, em coro, uma interjeição que lamento.

Antes disso, os símbolos foram conduzidos em uma caminhada de quatro quilômetros que partiu da São Judas Tadeu, onde os símbolos permaneceram desde a noite anterior.  Cerca de 300 jovens participaram de um Show Bote Fé com uma banda local, depois da missa que recepcionou os símbolos na comunidade, na noite anterior. Durante o show os fiéis aproveitaram para fotografar e fazer orações. O securitário Diego Soares, 21, teve oportunidade de estar com os símbolos em Florianópolis, mas aproveitou a oportunidade para “reafirmar novamente a fé em Maria”, de quem é devoto. Hoje fez agradecimentos e um novo pedido.

— Há uma pessoa um pouco distante de mim que gostaria que retornasse para perto. Se for o desejo de Maria, gostaria que ela me atendesse — contou.

Durante a madrugada, aconteceram vigílias com os as pastorais e movimentos organizados. Ás 7h30 começou uma caminhada até o centro. A escolta foi realizada pela Polícia Militar. Emissoras de rádio da região transmitiram parte da caminhada. Alguns moradores e pedestres aproveitaram para fotografar os símbolos que seguiram no meio do cortejo. Através do carro de som, os animadores pediram bênção aos trabalhadores das fábricas e os moradores vizinhos ao trajeto.

Na missa, Dom Irineu voltou a defender atuação mais concreta dos jovens na comunidade, durante a homilia. Ele já havia pedido aos jovens que trabalhassem pelos mais necessitados pela comunidade na missa de recepção dos Símbolos na Catedral Diocesana.

— Há muitos lugares com pobreza em nossa cidade para onde precisamos enviar nossos missionários — analisou.

O bispo também contou que réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude partirão da Comunidade Arca da Aliança para percorrer locais por onde os originais não puderam ir cadeias e asilos e outros locais.

— Ou o amor é concreto, ou não é amor — afirmou dom Irineu.

Dom Irineu convidou padre Carlos Sávio, assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB para falar sobre a peregrinação ao redor do país. Ele contou que visitou mais de 56 dioceses, das quais em apenas duas ele viu os jovens pularem com a Cruz, Salvador e em Joinville. Ele também reafirmou a esperança que a Igreja deposita nos jovens para assumir o projeto de Jesus Cristo.

— Vocês jovens, deram um ótimo testemunho [na peregrinação na Diocese de Joinville], nos fazem acreditar em outro mundo possível — comentou.

A Diocese de Blumenau quando Rodrigo Silva, coordenador do Setor Juventude e Padre Roberto Carlos Cattoni, assessor espiritual do setor blumenauense, assinaram os termos de transmissão de responsabilidade.

No ato de encerramento, Rodrigo assegurou que “tudo passa pela cruz” e “todos os corações são como um só coração”. Ele também pediu que as pessoas “encontrem vida em abundância com a cruz”.

Em uma quebra de protocolo, Dom Irineu pediu que os padres que estavam mais atrás do altar fossem à frente da Cruz para bênção final. O Bispo acrescentou algumas palavras sobre a importância dos padres para a Igreja. Os padres entregaram a Cruz à diocese de Blumenau apenas no caminhão, que esperava diante da igreja. O ato foi encerrado ao meio dia.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This