Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude visita SC

A visita contou com a participação de 55 pessoas, vindas de 9 dioceses e de 16 expressões juvenis para partilhar experiências relacionadas aos jovens em Santa Catarina

Nos dias 1 e 2 de setembro, no Centro de Formação Dom José Jovêncio Balestieri, em Rio do Oeste, o Regional Sul 4 recebeu a visita da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da CNBB. Estiveram presentes Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb, presidente da Comissão e os padres Antônio Ramos do Prado, sdb, e Carlos Sávio da Costa, assessores.

A visita contou com a participação de 55 pessoas, vindas de 9 dioceses e de 16 expressões juvenis. O objetivo foi partilhar a caminhada das dioceses, pastorais, congregações, movimentos e novas comunidades no que desrespeito as atividades com a juventude, bem como ouvir e trazer as orientações e luzes da Comissão para um bom agir e fazer pastoral no trabalho com os jovens.

— A visita da CEPJ vem acrescentar muito para a caminhada da juventude da Diocese de Joaçaba, além de ser um grande elo e preocupação da CNBB para com a juventude, pudemos sanar algumas dúvidas e também tirar alguns exemplos para nos fortalecer” — disse Matheus Luís Geuster, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude na Diocese de Joaçaba,

A comissão pôde apresentou os projetos e ações realizadas no Brasil e de América Latina com os jovens. Os destaques foram da equipe foram a Ação Evangelizadora com base especialmente no documento nº 85 da CNBB – Evangelização da Juventude que traz algumas pistas no trabalho com a juventude, destacando, sobretudo, a formação integral do jovem e seu processo de educação na fé que deve ser traçado tendo em vista o acompanhamento e a valorização do jovem como sinal de Deus que nos fala.

— Esse encontro além de favorecer um maior conhecimento das realidades juvenis de nosso regional, para mim, foi uma oportunidade de renovar a opção pela juventude, através da organização e articulação do Setor Juventude, e por conseguinte, nos animarmos para a JMJ. É importante organizarmos nossa juventude para que a nossa ação evangelizadora seja fecunda —, analisou irmã Elisângela Alencar, coordenadora do Setor Juventude na Diocese de Tubarão.

Para jovem Ana Paula Araújo, integrante do Encontro de Jovens Amigos (EJA), na Diocese de Caçador, foi muito importante.

— Pudemos viver um momento de comunhão, esclarecendo dúvidas e adquirindo novos conhecimentos. Todos os instantes de partilha acrescentarão para o trabalho de Evangelização da Juventude na nossa realidade. Sentimo-nos verdadeiramente reconhecidos, amados e apoiados em nossa caminhada.

O encerramento aconteceu com a benção e os agradecimentos do Presidente do regional e bispo referencial da Juventude, dom Wilson Tadeu Jönck.

 Edição: Marcelo Zappelini, Uilian Dalpiaz

 

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This