Conselho Regional de Pastoral discute JMJ 2013 e organização do laicato nas dioceses catarinenses

A reunião do Conselho Regional de Pastoral reuniu 80 agentes de pastoral e membros do cleto nos dias 12 e 13 de julho em Criciúma (SC)
Para Azevedo, participação dos cristãos católicos na sociedade é indispensável

Para Azevedo, participação dos cristãos católicos na sociedade é indispensável (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4).

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Conselho Nacional de Leigos foram dois temas em destaque na reunião do Conselho Regional de Pastoral (CRP) do Regional Sul 4 (Santa Catarina) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A atividade foi realizada em Criciúma nos dias 12 e 13 de julho.

O conselho aprovou a inclusão de representantes das dioceses do interior na preparação do Show “Bote Fé” em Florianópolis, previsto para 12 de janeiro de 2012. A ideia é dar caráter regional a atividade que marca passagem da Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora pela Arquidiocese.

Ademir Freitas, secretário executivo da CNBB Regional Sul 4, lançou oficialmente a “Ação Evangelizadora Rio que Cresce entre Nós”. O projeto é parte do programa de mobilização para a JMJ. Inspirada no milagre da multiplicação dos peixes e pães, a ação evangelizadora deve envolver cerca de 100 mil jovens diretamente e 500 mil pessoas indiretamente, que podem contribuir com dinheiro para o custeio das atividades relacionadas à jornada no regional e ações voltadas à juventude.

O presidente do Conselho Nacional do Laicato, o mineiro Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, defendeu a organização dos leigos (membros da Igreja que não fazem parte da hierarquia) em Santa Catarina, a convite do regional. Para sustentar a posição, ele citou documentos da CNBB e do Celam (Conferência Episcopal Latino-americano) e opinião de diversos pontífices.

De acordo com Azevedo, a ação do leigo deve ir além da estrutura eclesial para chegar até os movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos por exemplo.

— Documento Catequese Renovada também afirma: O cristão, como cidadão do mundo, tem uma missão irrenunciável nas diversas instituições do mundo social e político para que aí se realize o Reino de Deus — citou.

Dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB explicou a organização dos Conselhos de Leigos nas dioceses e reafirmou a necessidade de sua articulação.

Os responsáveis pelas prioridades regionais até 2015 (juventude, família e pastorais sociais) apresentaram as novidades em relação aos projetos em andamento. Padre Gilberto Tomazi analisou a história da Guerra do Contestado, cuja celebração de 100 anos é um dos projetos regionais. Dom Wilson Tadeu Jönck, presidente do regional, lançou oficialmente a coleta de assinaturas em apoio a 10% do orçamento federal para a Saúde Pública.

A reunião do Conselho Regional de Pastoral reuniu 80 pessoas, entre elas, coordenadores de pastorais regionais, coordenadores diocesanos de pastoral, bispos diocesanos e religiosos.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This