Sessão especial na ALESC comemora CF sobre saúde pública

O arcebispo de Florianópolis cobrou atualização da tabela de procedimetnos do SUS para os conveniados

Dom Wilson cobrou atualização nos valores pagos pelo SUS (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou nesta segunda-feira (19), as 19h, uma sessão especial alusiva à Campanha da Fraternidade de 2012, que trata sobre Saúde Pública. A proposição foi feita pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Falaram o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, o arcebispo de Florianópolis e o secretário executivo da CNBB Regional Sul 4.

Na abertura, o deputado citou que desde o princípio, em 1964, a Campanha da Fraternidade “propõe temas expressivos para a reflexão e ação junto à sociedade”, no entanto, segundo ele, o tema deste ano é o que tem destaque especial pela quantidade de pessoas que atinge.

– Acredito que tenhamos nesta Campanha da Fraternidade uma grande responsabilidade de debater, agir e alertar para os rumos que nossa sociedade toma quando trata do atendimento da saúde na área pública – analisou.

Segundo ele, apesar da Constituição Federal preconizar que a saúde é direito de todos, diariamente “o povo sofre nas filas de hospitais ambulatórios em busca de atendimento”.

– Por mais que tenhamos avançado, tanto em prevenção quanto no atendimento curativo, ambos ainda precisam melhorar muito para garantir respeito e dignidade à população.

– Se o investimento em prevenção diminui em até 50% os custos nos tratamentos curativos, porque isso não é uma prioridade para os poderes públicos? – questionou.

O secretário-adjunto de Saúde do estado de Santa Catarina Acélio Casagrande, reconheceu que é preciso melhorar os três níveis do sistema público. No nível primário, no qual estão enquadrados os postos de saúde, responsáveis pela saúde preventiva, que ele considera fundamental.

– Prevenção através do grupo de prevenção, do grupo de diabetes, fazendo com que a pessoa não caia no hospital. E como Padre Pedro falou muito bem – comparou.

Além disso, garantiu que o governo estatual irá criar policlínicas em todas as regiões do estado. Segundo o secretário-adjunto, o governo irá investigar quais especialidades estão em falta em cada região para contemplá-las nas policlínicas que receberão pacientes encaminhados pelos postos de saúde.

Ademir Freitas, secretário executivo da CNBB Regional Sul 4, explicou a operacionalização e a divulgação da Campanha da Fraternidade através dos materiais produzidos e as discussões nos grupos da Igreja. O secretário destacou a participação das pastorais da Saúde e da Criança nos conselhos de saúde e fóruns populares de saúde. Ademir acrescentou que a campanha deve mobilizar os cidadãos para participar da gestão do SUS, porque ele atende a todos.

– Quando tomamos o nosso café e comemos o nosso pão, antes eles foram inspecionados pela vigilância sanitária, que é SUS.

Dom Wilson Tadeu Jönck, presidente da CNBB Regional Sul 4,

foi o último a falar, depois de uma apresentação de dança de um grupo de jovens ligado ao Movimento de Irmãos e de interpretações do coral Santa Cecilia da Catedral Metropolitana. O arcebispo analisou que a implantação do SUS ainda não se completou e defendeu o apoio à medicina preventiva e o atendimento básico.

– Outro aspecto, e agora eu me dirigiria ao nobre secretário, aquela tabela do SUS [para o pagamento de profissionais e hospitais conveniados] é uma vergonha! – comentou, ao explicar que os valores que o SUS pagam muitas vezes não cobrem nem a metade do custo dos procedimentos.

A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde 1964. Anualmente, a igreja seleciona um tema de interesse coletivo e procura envolver toda a sociedade durante a Quaresma, período entre o Carnaval e a Sexta-feira Santa. Desta vez, o tema é “Fraternidade e Saúde” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This