Encontro acolhe agentes novos na Diocese de Chapecó

O encontro ocorre há cerca de 15 anos e é organizado pela equipe do Secretariado Diocesano

Novos Agentes de Pastoral são recebidos pela diocese (Foto: Daiane Servo/Diocese de Chapecó)

“Ainda temos um longo caminha a percorrer”. É nesta perspectiva que a Diocese de Chapecó busca firmar seu rosto e jeito de ser igreja desde 2010. Todos os anos é comum a saída, bem como, a chegada de muitos irmãos, padres, religiosos/as e leigos que assumem diferentes funções na diocese. Para estes novos, adotamos a prática de realizar um encontro anual que os ajude a entender o processo já desenvolvido na diocese, meios de trabalhar, pelas diretrizes, buscando motivar e fortalecer a caminhada diocesana.

Cerca de 30 agentes participaram do encontro, nos dias 13 e 14 de março no Centro Diocesano de Formação, em Chapecó. Estes agentes são padres, religiosos/as e leigos que assumiram uma nova função na Diocese. No primeiro momento foi contextualizada a divisão da Diocese em Paróquias, Regiões Pastorais e apresentada a estrutura da Diocese.

– É a primeira diocese que eu chego e promove isso. Foi muito gratificante conhecer a realidade da diocese e suas práticas pastorais. Outro fator é a importância dada à formação de lideranças e o envolvimento dos leigos no processo de trabalho’’, salienta irmã Vitalina Stein, das Irmãs Franciscanas de São José, vinda de Campo Grande (MT), que há um mês reside em Guarujá do Sul.

Para o mais recente padre diocesano, Vanderlei Palu, ordenado em fevereiro deste ano:

– O encontro foi muito proveitoso, principalmente, para o agentes que tiveram seu primeiro contato. Eu já conhecia um pouco a estrutura, mas o encontro veio reforçar e nos ajudou a perceber coisas bonitas que temos. Vanderlei que é vigário paroquial em Abelardo Luz, ressalta, ainda, que foi interessante a apresentação da equipe do secretariado que é grande e também está a serviço, finaliza.

Os agentes ainda puderam partilhar suas experiências e o que ouviram falar de nossa diocese. O momento ainda serviu para esclarecer dúvidas diversas quanto à esta estrutura. Foi trabalhado também a dimensão pastoral do ser Agente, pelo padre Claudir Meoti.

O encontro ocorre há cerca de 15 anos e é organizado pela equipe do Secretariado Diocesano de Pastoral. Durante a avaliação, os participantes elogiaram a gama de materiais produzidos pela Diocese e apresentados pelo coordenador Diocesano de Pastoral, Domingos Luiz Costa Curta.

Reportagem: Daiane Servo 

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This