Pastoral da Juventude inicia 4 novos projetos em Santa Catarina

Foram discutidos 4 projetos regionais: A juventude quer viver, Caminhos de esperança, Mística e construção e Teias de comunicação

Neste final de semana, dias três e quatro de março, ocorreu em São José do Cerrito, Diocese de Lages, a reunião regional da Pastoral da Juventude. Além da Coordenação Regional da PJ (CRPJ),  participaram jovens de quatro projetos.

As atividades iniciaram no sábado, 03, com a partilha e construção da pauta do acampamento em comemoração aos 30 anos da PJ no regional, que ocorrerá de 15 a 18 de novembro na comunidade Santa Lúcia, cidade de Ouro, Diocese de Joaçaba. levantadas sugestões de tema e lema, bem como, outros encaminhamentos a serem avaliados pela equipe que está à frente do processo de organização do acampamento.

Ainda em 2011, a partir da 11ª Assembleia Regional da PJ de SC, realizada de 16 a 18 de setembro  de 2011, em Florianópolis, foram escolhidos quatro projetos nacionais para realização em nível regional: A juventude quer viver, Caminhos de esperança, Mística e construção e Teias de comunicação. Os projetos têm a participação de jovens de diferentes regiões do estado.

Os grupos realizaram sua primeira reunião para pensar os próximos passos e ações dos projetos. Como encaminhamento, através de reuniões virtuais, os mesmos organizarão um plano de ação e metas para o triênio, sendo vistos pelo secretário regional da Pastoral da Juventude, Uilian Dalpiaz, como um novo jeito de caminhar.

De acordo com Ana Karla Alves, do Projeto Mística e construção, algumas das ações a serem trabalhadas como o mapeamento das novas realidades nas dioceses e a busca de auxílio para difundir a necessidade e importância deste trabalho.

– Os projetos estarão a serviço da juventude com a finalidade de contribuir com ações e trabalhos já existentes -, explica.

Em pauta também esteve a segunda Escola de Liturgia para jovens, que será realizada de 27 de julho a cinco de agosto, em Joaçaba. O sétimo Fórum Regional de Assessores da PJ e a terceira pós-Missão Jovem do regional. A partir desta nova realidade até o dia 30 de abril pretende-se finalizar o Plano da Pastoral da Juventude contemplando estas novas atividades e desafios para os próximos anos.

Na opinião de Ediane Soares, do Projeto Caminhos da Esperança, este é um momento de reencontro.

– É sempre muito bom estar com outros ‘pejoteiros/as’ que assim, como eu, sonham em construir um mundo diferente, isso nos anima e fortalece -, analisa a jovem.

Reportagem: Daiane Servo/PJ
Edição: Marcelo Luiz Zapelini

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This