Participantes avaliam II Seminário de Novas Mídias

Para difundir a evangelização através dos meios de comunicação, o evento aconteceu em Criciúma e Cocal do Sul

Com o objetivo de difundir a evangelização através dos meios de comunicação aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de outubro o II Seminário de Novas Mídias e Novas Tecnologias, realizado pela Pastoral da Comunicação Regional Sul 4 (Santa Catarina). Participaram cerca de 50 pessoas de sete dioceses.

Conforme o Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), Jorge Luiz Teixeira, o slogan do seminário “Investir em Comunicação para ganhar na Evangelização” sintetiza o sucesso do evento.

– A Diocese de Criciúma deu seu primeiro grande passo na Pastoral da Comunicação. Foram momentos de reflexão e análise, mas sobretudo, de grande aprendizagem – avaliou.

Maria Terezinha de Campos, coordenadora Regional da Pascom, elogiou a iniciativa da coordenação diocesana da pastoral de sediar o encontro. Para ela, a diocese foi “fantástica” na organização e na recepção dos participantes.

– Isso é muito importante, pois os documentos da Igreja hoje pedem muito que se trabalhe a comunicação. O seminário foi um marco muito grande para o regional, pois apesar de não ter grande número de pessoas, reuniu membros que vieram realmente com vontade de aprender e articular a pastoral em suas dioceses. Todos saíram daqui muito mais preparados para este trabalho, com certeza – declarou.

O Vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Siderópolis, padre Claudio Peters, que trouxe consigo dois leigos, disse que muitas paróquias ainda não valorizam o serviço da Pascom.Ele sugere que os padres também participem de momentos como esse.

–  Como padre participando, começamos a conhecer e compreender melhor, e se torna mais fácil trabalhar a comunicação de uma forma geral dentro da própria paróquia, percebendo que ela não é só mais uma pastoral dentro da comunidade, mas a união de todas as pastorais. Uma forma de comunicar e levar o Evangelho além da paróquia.

Ao final do II Seminário de Novas Mídias e Novas Tecnologias, ao meio dia de domingo, 30 de outubro, o Subsecretário Adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Francisco de Assis Wloch afirmou estar alegre com a presença de representantes de sete das dez dioceses do estado reunidas.

– Quanta coisa bonita e verdadeira se partilhou aqui, que devemos levar para nossa ação pastoral e evangelizadora. Esta é a preocupação da Igreja: unir forças para evangelizar. Que nos unamos por essa causa que é Jesus Cristo. Aproveitemos tudo o que se fez aqui para que o objetivo maior da Igreja aconteça – disse.

Ele também garantiu que a CNBB está disposta a incentivar os seus 17 regionais a formarem uma rede de comunicação. A rede é uma proposta da Conferência do Episcopado Latino Americano (Celam)

– Um desafio grande, pois só o Brasil é maior que todos os países da América Latina juntos. Superando as dificuldades que nós temos, uma delas é o idioma, já que todos eles falam espanhol, menos o Brasil. Mas isto não será empecilho para que se consiga cumprir a meta e o pedido de Jesus, ‘Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura – concluiu.

Com informações do site da Diocese de Cricíuma

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This