Pascom é um serviço de comunicação, diz padre Domingos Nandi

São três dimensões de atuação da Pascom: profética, litúrgica e social que envolvem a produção, formação e suporte às iniciativas de comunicação

Na palestra “Pascom em Ação”, no domingo (30) o padre e doutor Domingos Nandi, apresentou sua perspectiva a cerca da Pascom (Pastoral da Comunicação) no II Seminário Novas Mídias e Novas Tecnologias, promovido por esta pastoral. O evento aconteceu em Cocal do Sul e Criciúma.

O padre baseou sua intervenção em três dimensões de atuação da Pascom: profética, litúrgica e social. Isso acontece porque, segundo ele, “Jesus é o Verbo encarnado”.

– Nós somos a igreja do Verbo, com “v” maiúsculo, que é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que se fez carne e veio habitar no meio de nós – explicou.

Além deste, verbo com “v” minúsculo faz parte também do trabalho da Pascom, porque usa “a palavra na comunicação”.
Nandi disse que a dimensão profética implica em recursos técnicos para o anúncio, como mídias sociais, cartazes, blogs, sites, murais, e-mails, fotografias, jornais e boletins.

Ele explicou que isso exige recursos humanos em quantidade e de qualidade. Recursos didáticos também foram apontados como necessários, catequese, homilias, pregações, cursos, retiros, aconselhamento entre outros.

– Em um retiro bem preparado a pessoa se apaixona por Jesus e depois procura por conta própria os conteúdos – disse, ao defender os retiros como o melhor meio de formação de lideranças.

A dimensão litúrgica, disse o padre, é a “Palavra celebrada”, ou seja, “Cristo Sacerdote”. Nesta dimensão entram elementos como a dança e arte sacra, e a dimensão social das festas da Igreja.

– Qual o modelo de comunicação que os atores rituais sinalizam? A ação ritual faz transparecer uma Igreja ministerial? – citou padre Nandi.

Ele também afirmou que planejar o espaço celebrativo é importante na comunicação, já que o “ambiente favorável” favorece o “encontro com Deus e com os irmãos”.

Em relação à dimensão social, ou “a Palavra vivificada”, cujo modelo é o “Cristo Pastor”, Nandi apresentou um check-list a ser considerado para qualificar a ação. Entre os itens, ele sugere questionar se “a palavra anunciada e celebrada” é colocada em prática, se “existe coerência entre o anúncio e a ação pastoral”, “como está organizada a Pastoral” e se “a comunicação é dialógica ou autoritária”.

– Quando a gente estuda comunicação a gente estuda os modelos, basicamente temos dois: a dialógica, que é o modelo de Jesus, nele as pessoas participam. A comunicação autoritária é de mão única. Está voltando à moda a missa do Pio V, em que o padre faz [a missa] sozinho – alertou Nandi, que considera esse assunto “espinhoso” para a Pascom.

O padre destacou ainda que é necessário analisar se as lideranças “são de fácil acesso” e existem “conflitos” entre elas. Para ele, há muitos líderes “mal resolvidos” emocional e psicologicamente, o que influencia negativamente no trabalho pastoral.

– O bom líder cristão não é o que trabalha por vinte, mas faz vinte trabalharem – destacou.

Quanto a isso, assinalou que liderança “de difícil acesso é uma liderança que não presta” e os conflitos não são necessariamente ruins, mas é preciso “analisar” o que há “por trás deles” para superá-los.

Serviços

Usando a catequese como exemplo, padre Nandi sugeriu ações para “produção”, “formação” e “suporte” nas três dimensões analisadas.  Ele sugeriu que na dimensão profética, a Pascom, contribua na produção de apresentações e materiais. Na formação ofereça oficinas para as catequistas e suporte a elas fornecendo “instrumentos básicos de comunicação”.

Em outras dimensões, a Pascom pode produzir materiais e dar suporte técnico e auxiliar na organização de eventos e celebrações da Igreja. No âmbito da formação ele sugere que os agentes participem de eventos e formações dos setores da Pastoral Social, para criar “comunhão”.

Por fim, padre Nandi explicou que, do seu ponto de vista, a Pascom é um nome, mas a operacionalização é “Sercom”, ou seja, um serviço de comunicação “constituída pelos agentes de comunicação dos diversos setores da Pastoral, movimentos e organismos”.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This