A noite do dia 12 de outubro foi de luzes e comemoração para a Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, um dos mais populosos de Criciúma. Ali a comunidade celebrou os 30 anos de sua tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, o ponto de partida dos fieis foi a Catedral São José, no Centro.Vestidos de branco e portando seu estandarte, os 28 membros da comissão de celebrações de Nossa Senhora Aparecida conduziram, às 19h, o início da procissão que se transformou em transladação motorizada.
Pelas ruas do centro da cidade e pela Avenida Centenário, os fogos de artifício iluminavam a noite e conclamavam os fiéis a se dirigirem para onde seguia a imagem. Uma multidão tomou conta do interior da Igreja Matriz, para a missa presidida por dom Jacinto Inacio Flach, bispo diocesano. Na homilia, conduziu a reflexão do povo de Deus à caminhada anterior à celebração, junto à imagem de Maria.
– A caminhada é própria do nosso cotidiano. Algo que todo dia, toda hora acontece em nossa vida. Caminhamos para o trabalho, para a comunidade, para visitar as pessoas… E todos estamos juntos num grande caminho, que Maria já fez, como no Calvário, junto de seu Filho. Tantos caminhos não escolhemos, como o próprio Filho mostrou para nós. Lembramos assim aquela que antes de nós caminhou pelo mundo e nos ensina a caminhar – recomendou.
O bispo referiu-se então à solidariedade, como a campanha SOS África, com os que padecem na miséria, com enfermos, idosos, crianças e pessoas que já perderam sua esperança.
– Irmãos que pela fraqueza, pela doença e pelo desespero não ‘caminham’ mais. Precisam de gente que caminhe ao encontro deles! – enfatizou.
Além de celebrar a benção a casais jubilares, ao final da celebração foi acolhida a imagem de Nossa Senhora Aparecida, junto à bandeira do Brasil e ao terço. A emoção tomou conta de muitos fieis. Dom Jacinto concedeu uma benção especial a todas as crianças, que se dirigiram até o presbitério.
– Que a nossa festa nunca termine. Sejamos solidários e fraternos e a Mãe nunca deixará faltar o que necessita.