Dom José Negri repudia comparação entre Igreja e máfia siciliana feita por articulista de jornal

O bispo argumenta que o direito à livre expressão não pode ser usado para violar outros direitos fundamentais dos seres humanos

Através de artigo publicado, hoje (28) pelo Jornal de Santa Catarina, o bispo dom José Negri, da diocese de Blumenau repudiou o que chamou de “desrespeito” do articulista Maicon Tenfen em relação à Igreja, na edição de ontem, ao comparar a instituição com a máfia siciliana.

Segundo dom Negri, “[no artigo Igrejas] o referido articulista destila o rancor e o preconceito que nutre contra a Igreja Católica, valendo-se, gratuitamente, de expressões ofensivas e comparações despropositadas”. Ele explica que a Igreja está sujeita a erros por ser uma instituição humana, mas o próprio papa Bento XVI, chamado por Tenfen de o “poderoso”, “têm apontado publicamente seus defeitos e pecados. Porém, tomar tal realidade e por ela comparar a Igreja a uma organização criminosa como a Máfia Italiana é um despropósito”.

“[O articulista] ignora, também, a realidade da máfia da qual eu, como filho da Itália, testemunhei o medo e o terror que semeava e que semeia entre a pobre população do Sul de meu país natal”, diz em outro trecho.

Com relação ao dízimo, também criticado por Tenfen, dom Negri sugere que ele “lance um olhar sobre a imensa obra social que a Igreja realiza em nosso país, fazendo dela a maior entidade de assistência social depois do Estado brasileiro”.

Por fim, o bispo argumenta que o direito à livre expressão não pode ser usado para “violar outros direitos fundamentais dos seres humanos e, por extensão, suas organizações, tais como o direito à dignidade, ao bom nome e o direito a conhecer a verdade”.

Agência Sul 4 de Notícias

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This