Dom José Gomes: nove anos de saudade em Chapecó

D. José fez a Diocese caminhar pelas trilhas da libertação, com sobressaltos, muitos conflitos e também muitas alegrias, diz um padre da época

O 9º ano de falecimento de Dom José Gomes, terceiro bispo de Chapecó, foi lembrado ontem na diocese. Ao longo de sua atuação, suas frases tornaram-se referência e força nas lutas do povo pela terra. O padre Adair Tedesco da Paróquia São Cristovão, Chapecó partilha escreveu um artigo em que relembra a história do bispo à frente da diocese. Leia o texto na íntegra a seguir.

“Esteve à frente da Diocese até 1999, quando foi sagrado e empossado o novo Bispo, dom Manoel João Francisco, aos 21 de fevereiro de 1999.

“D. José dirigiu a Diocese desde Medellín (1968) e, na esteira das iniciativas de muitos bispos latino-americanos (D. Larrain, D. Helder Câmara, D. Paulo E. Arns, entre outros). Fez acontecer na Diocese a renovação introduzida pelo Concílio Vaticano II (1962-1965). Foi uma época marcadamente de renovação, principalmente para o clero. Com coragem e profecia, D. José fez a Diocese caminhar pelas trilhas da libertação, com sobressaltos, muitos conflitos e também muitas alegrias. Com ele a Diocese experimentou a primavera da renovação conciliar, a força das Comunidades de Base e da organização das lideranças (os grupos de reflexão, a organização dos movimentos populares, a luta pela libertação, a organização do povo).

“Seu envolvimento principal foi em favor dos índios kaigang de Sede Trentin, a quem defendeu e manteve em sua terra. Foram anos de luta, inclusive de perseguição, em que D. José nunca esmoreceu, mas se manteve firme na defesa dos pequenos. Outra luta importante de D. José foi a favor dos sem-terra, com quem sempre esteve presente, defendendo-os e ajudando-os em suas lutas contra o latifúndio.

“Por sua luta, D. José ultrapassou os limites da Diocese e se tornou também conhecido e admirado em nível nacional. Foi presidente nacional do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) de 1979 a 1983; e depois da CPT (Comissão Pastoral da Terra), de 1983 a 1987. ”

 

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This