Dom Severino tem trabalho altamente reconhecido, diz núncio apostólico

Núncio destacou qualidades pastorais do bispo. Prefeito destacou busca pela justiça social. Bispo pediu unidade dos padres

O franciscano dom Frei Severino Clasen, catarinense de Ituporanga, assumiu hoje (04) a Diocese de Caçador, em uma celebração realizada na catedral às 9h30. O núncio apostólico (embaixador do Vaticano) dom Lorenzo Baldisseri presidiu a posse, oficializada com a entrega do báculo do bispo a dom Severino.

Da entrega do símbolo, que representa o cajado de pastor, participou também dom Oneres Marchiori, até então, administrador apostólico da diocese. Antes disso, foi lida a bula papal, que nomeia e autoriza a posse.

No ato, o representante do Vaticano, agradeceu a dom Oneres pelos nove meses a frente da diocese, desde a renúncia de dom Luis Carlos Eccel. Ele também destacou as qualidades do trabalho do novo bispo, que classificou como “zeloso” e “altamente reconhecido”.

– Sua experiência pastoral inspira muita confiança. Seus dotes e qualidades são manifestas. E serão qualidades à disposição da diocese de Caçador – garantiu.

Dom Severino, em sua homilia, fez um apelo à unidade dos padres da diocese com a Igreja. Segundo ele, é preciso proximidade com os padres, para que o bispo seja feliz e forte. Em um gesto simbólico, pediu que eles fossem ao seu redor.

– Eu preciso de vocês padres – afirmou.

Ele comprometeu-se em visitar todas as paróquias para manter-se próximo dos padres e ouvir o que têm a dizer. Depois, ele convidou-os a descerem até o corredor, para encontrarem-se com os fiéis.

– Nossa missão não deve ficar apenas no altar. Mas, deve sempre partir do altar para irmos ao encontro do povo – explicou.

O prefeito de Caçador, Imar Rocha deu as boas vindas ao bispo em nome da cidade. Além de ressaltar a influência do catolicismo para a ciência, o direito e a cultura ao longo da história, também declarou confiança nesta nova fase.

– Com certeza absoluta, irá conduzir. Irá liderar a sua comunidade católica de toda a nossa região, de forma que irá dar a esse povo condições de, quem sabe, alcançar um dia a justiça social que tanto ansiamos. Seja bem-vindo, dom Severino.

Em um rápido discurso, o padre Fabrizzio Clemente Fonseca, fez um agradecimento em nome dos padres da Diocese de Araçuaí em Minas Gerais, pelo trabalho realizado ao longo de seis anos.

Como mais cedo fizeram o clero diocesano, religiosos e representantes dos leigos, durante a celebração; no final, os fiéis cumprimentaram dom Severino pessoalmente.

Uma tenta com televisores precisou ser montada para receber os fiéis que não couberam na catedral, alguns deles vindos de Minas Gerais e São Paulo, onde o bispo atuou desde que foi ordenado padre em 1982.

Além dos fiéis, bispos do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina), familiares, amigos e diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas acompanharam a posse.

Agência Sul 4 de Notícias

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This