Em pesquisa, catequistas de Joinville apontam falta de apoio das lideranças

Outro problema foi a ausência de paróquias nas reuniões e formações oferecidas pela Diocese

A avaliação caminhada da diocese de Joinville com relação à Catequese de Iniciação à Vida Cristã. foi realizada nos diversos encontros com os grupos das coordenações em âmbito diocesano, comarcal e paroquial.

Os grupos realizaram reflexões e apresentarem resultados da prática, que resultaram nesta síntese publicada esta semana no site da diocese.

Ao tratar da caminhada da Iniciação à Vida Cristã, de forma eficiente e convincente, quais foram os seus propósitos concretizados?
São promovidos Acontece também a formação mensal e quinzenal de catequistas, encontros com os pais, e conscientização das lideranças e da comunidade em geral sobre a Iniciação à Vida Cristã.

O que está impedindo?
Faltam catequistas preparados para este novo passo, já que há necessidade de maior estudo e aprofundamento. Alguns manifestaram falta de apoio e entusiasmo das lideranças. Outro problema foi a ausência das paróquias nas reuniões e formações oferecidas, dificultando o conjunto da caminhada e o entendimento da Iniciação à Vida Cristã.

Quais as mudanças que já aconteceram e estão acontecendo em sua comunidade ou paróquia?
Percebe-se entusiasmo nos catequistas, vibração dos pais, das lideranças e da comunidade em geral. Há também um crescimento na vida espiritual pela forma como são feitas as orações nos encontros e as celebrações.

O que propõe para maior crescimento na fé e aprofundamento dos conteúdos referentes à Iniciação Cristã e prática da Leitura Orante?
Continuar com a formação dos catequistas, dos pais e da comunidade em geral, buscando o apoio de alguns párocos para melhor orientação. Realizar retiros para aprofundar a espiritualidade e continuar com atenção às exigências de cada passo do processo.

COMUNICAÇÕES

VII Sulão de Catequese
De 19 a 21 de agosto, em São José do Rio Preto, São Paulo, será realizado o VII Sulão de Catequese. Catequistas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participarão deste encontro. As vagas são limitadas. A Diocese de Joinville enviará cinco pessoas que a representará no evento.

Participação no Encontro Nacional
A convite da Comissão Nacional de Catequese, Irmã Teresinha Maria Mocellin participou em junho do Encontro Nacional de Catequétas para apresentar o Manual de Catequese da e o seu processo de elaboração. A presença no encontro e a exposição feita por Irmã Teresinha, teve repercussões muito positivas.

Formação de Catequistas
O trabalho de formação continua intenso nas paróquias e comarcas. De 1 a 3 de julho aconteceu a 5ª etapa da Escola Diocesana com o tema: Liturgia e Catequese. A próxima etapa será de 21 a 23 de outubro com o tema Bíblia. A 9ª Escola teve sua última etapa entre os dias 29 e 31 de julho. Oito catequistas da Diocese de Joinville participaram e concluíram esta escola, que dura dois anos.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This