Inicia na Porta de Alcalá e na Praça de Cibeles a participação do Papa na JMJ de Madrid

O Papa tomará lugar num palco instalado diante da Câmara Municipal de Madrid, dali presidindo a uma breve celebração da Palavra

Cinco jovens inscritos na 26º Jornada Mundial da Juventude deverão fazer parte do grupo que caminhará com o Santo Padre sob os arcos da Puerta de Alcalá, momento altamente simbólico, que de certo modo marca o início oficial da JMJ e que terá lugar ao fim da tarde da quinta-feira, dia 18, a poucas horas da chegada de Bento XVI à capital espanhola. Aparte a cerimónia protocolar de boas-vindas, logo após a aterragem no aeroporto de Madrid, ao meio-dia, a deslocação do Papa à Praça da Independência, no centro da cidade, constitui o primeiro número do programa papal.

Bento XVI atravessará a Puerta de Alcalá acompanhado por alguns jovens, cinco dos quais serão os vencedores do concurso que se realiza no perfil oficial da JMJ no Facebook. Os participantes devem preencher o formulário no perfil oficial da JMJ no Facebook e tentar acumular o maior número de pontos possível. Os pontos podem ser obtidos interligando contas do Twitter às do Facebook, através do perfil da JMJ ou convidando amigos a tornarem-se seguidores da aplicação.

A Puerta de Alcalá, do séc. XVIII, uma das quatro antigas “portas” monumentais de entrada em Madrid, é um dos seus símbolos turísticos e históricos. Acolherá o Papa, nesta circunstância, o presidente da Câmara municipal, que lhe oferecerá um dom. Depois de atravessar a Porta, acompanhado do cardeal Rouco Varela, arcebispo de Madrid, e de um certo número de jovens, Bento XVI plantará uma oliveira, gesto simbólico também este, com referência ao tema desta JMJ, “Enraizados e alicerçados em Cristo, firmes na fé”.

Seguir-se-á uma breve exibição com cavalos da “Real Escuela de Caballaria”, que farão um certo número de evoluções tradicionais, concluindo com os cavalos que se ajoelharão em frente do Papa e um dos cavaleiros a oferecer-lhe um dom.

Dali, Bento XVI deslocar-se-á até à monumental e centralíssima Praça de Cibeles, distante apenas uns 500 metros, para a festa de acolhimento da parte dos jovens participantes destas Jornadas Mundiais. O Papa tomará lugar num palco instalado diante da Câmara Municipal de Madrid, dali presidindo a uma breve celebração da Palavra, às 19.30, introduzida com o hino destas JMJ.

Rádio Vaticana

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This