Em Criciúma, Escola Catequética aborda Mística e Espiritualidade Cristã

A importância da espiritualidade marcada pelo entusiasmo e pelo amor fraterno na comunidade foi evidenciada.

N domingo, 24, a Escola Diocesana de Catequese acolheu a palavra do Vigário Geral da Diocese de Criciúma, Pe. Wilson Buss, que assessorou o encontro com o tema “Mística e Espiritualidade Cristã”.

Depois questionar os participantes sobre o que era a espiritualidade, padre Wilson apresentou o “Cântico ao Sol”, de São Francisco de Assis, santo do segundo milênio destacado pelo entendimento da proposta de Jesus.

Os catequistas conversaram, dois a dois, acerca do sentido e do significado da espiritualidade cristã, e inserida nisso, a importância de melhor viver a própria espiritualidade.

Ainda dentro do tema, o assessor do encontro exibiu o vídeo com a música: “Stop, Estupidez!”, uma demonstração da realidade (maldade, guerras, fome, miséria) e das preocupações às vezes tão supérfluas (bens materiais) que acarretam tantas necessidades para o ser humano (paz, luz, solidariedade).

– Em cada paróquia, vivemos situações que nos angustiam e nos preocupam, tanto na vida familiar, quanto no trabalho ou comunidade. É aí que surge o grito de poder doar-se e contrabalançar isto -, enfatizou Pe. Wilson.

O vigário geral comparou ainda as diversas situações vividas pelo ser humano à uma brincadeira de caça ao tesouro.

– Como existem buscas desenfreadas fora do contexto da realidade cristã. Às vezes, não para trabalhar, mas para enriquecer. Como está desenfreado o modismo – o tesouro para tantas pessoas – contemporizou.

Durante o dia, diversos aspectos foram estudados, como a missão em seu estado permanente, a missão como natureza da Igreja e sua origem na Santíssima Trindade: “A igreja peregrina é por natureza missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai” (Ad Gentes § 865).

A missão na essência da Bíblia – Palavra de Deus – que fala primeiramente sobre a Criação e o Pecado, e em praticamente todo o seu contexto, do capítulo 12 de Gênesis até o final, sobre o que Deus faz para resgatar o ser humano, também foram citados pelo assessor.

Tema "Mística e Espiritualidade Cristã" foi abordado por padre Wilson (Foto: Divulgação)

Tema "Mística e Espiritualidade Cristã" foi abordado por padre Wilson (Foto: Divulgação)

A importância da espiritualidade marcada pelo entusiasmo e pelo amor fraterno na comunidade foi evidenciada.

– Devemos dizer ‘stop, estupidez’ para o mundo violento e desumano e acreditar que nossa vida e nosso mundo não terminam aqui -, disse padre Wilson, que destacou também a importância de os catequistas e coordenadores se reafirmarem como seguidores de Jesus Cristo e da Ressurreição.

– Nossa espiritualidade deve estar presente no momento da dor e da morte. Visitem, rezem com as pessoas, estejam presentes quando os catequizandos perderem alguém. Ajudem a entender o mistério da dor e do sofrimento. A missão brota de uma decisão de amor. Assim Deus o fez ao enviar seu Filho para redimir o mundo.

Com informações da assessoria de comunicação da Diocese de Criciúma

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This