Trabalho com a juventude é articulado por setor em Joinville

O setor juventude visa a gestão de cada expessão juvenil, estabelecendo parcerias

Agora, a Diocese de Joinville conta com uma representatividade para os jovens das diversas expressões juvenis. Trata-se do Setor Juventude. De acordo com Rodrigo Luiz da Silva, coordenador do setor, o projeto sempre foi desejado pelo bispo diocesano dom Irineu Roque Scherer. Com o objetivo de unificar os interesses das pastorais e movimentos, o Setor Juventude iniciou suas atividades em fevereiro deste ano.

Conforme Rodrigo, desde o início dos trabalhos do setor, os cronogramas de eventos realizados pelas pastorais e movimentos têm sido respeitados.

– Procuramos marcar as reuniões diocesanas de forma que contemple todas as expressões que atendemos -, afirma.

Além do Ministério Jovem e a Pastoral da Juventude, os movimentos Cursilho, Focolares, Regnum Christi, Edanças, Universidades Renovadas, Serviço de Animação Vocacional, Juventude Missionária, Missão Dehoniana Juvenil, Missão Totus Tuus, Pastoral Familiar, Pastoral Universitária, Articulação da Juventude Salesiana, Centro Dom Helder, Emaús, além das comunidades de vida e aliança são atendidas pela iniciativa.

– Todas as expressões juvenis são convidadas a fazer parte do setor -, conta Rodrigo. O próprio coordenador é atuante na Pastoral da Juventude da nova paróquia, Nossa Senhora do Caravággio. Rodrigo foi quem implantou PJ Caravággio, e atualmente auxilia o trabalho como assessor.

A vivência nas atividades da juventude foi fundamental para que Rodrigo compreendesse melhor a rotina das pastorais e movimentos envolvidos. Segundo Rodrigo, há uma equipe pensante que representa as lideranças das diferentes expressões. É ela quem estabelece as diretrizes. Já as decisões são tomadas em assembleia, onde estão presentes as lideranças juvenis diocesanas.

– Mas qualquer pessoa pode participar -, reforça Rodrigo.

O coordenador frisa que o setor juventude quer auxiliar a gestão de cada expessão juvenil, estabelecendo uma parceria. O trabalho baseia-se na articulação e apoio a esses grupos, além de oferecer preparação para os envolvidos nas atividades das pastorais e movimentos. Todas as iniciativas do setor caminham lado a lado com a diocese, que apoia o projeto.

Apesar de nova, a iniciativa já traz reflexos positivos para a juventude de nossa diocese. Prova disso são as diretrizes (decididas na assembleia promovida no mês de março) que já estão em funcionamento. São demonstrativos de que quando se trabalha na unidade, alcançamos os objetivos no que diz respeito à evangelização.

Com informações da Diocese de Joinville

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This