Encontros com missionários mobilizam crianças, jovens e famílias de Navegantes

A 3ª Missão Jovem Regional foi aberta no feriado de Corpus Christi, 23, aconteceram visitas às famílias

Jovens missionários caminham pelas comunidades em Navegantes (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4).

Jovens missionários mobilizaram a comunidade para atividades no Sábado, 25, durante a 3a. Missão Jovem Regional, da Pastoral da Juventude (PJ) de Santa Catarina. Crianças foram recebidas nos centros comunitários por palhaços, com balões, canções e brincadeiras. Cerca de 600 crianças participaram das atividades, 350 apenas na comunidade São Paulo. Missionários designados para outras funções precisaram ser chamados para ajudar a equipe.

A secretária Maristela Zimmermann, 22, pintada com as cores da PJ, ajudou a divertir as crianças, motivada pelo desejo de melhorar a comunidade. Pintada com as cores da PJ, ela agradeceu a vinda das missões à comunidade Nossa Senhora das Graças, onde reside.

—As lideranças estão muito envolvidas o grupo de jovens está novamente motivado, a maioria das famílias está acolhendo os missionários, o clima de amizade está muito forte. As missões estão realmente valendo à pena —, disse sorrindo.

Na comunidade Nossa Senhora do Rosário, o encontro com as famílias reuniu mais de 100 mães, pais e avós. A equipe de missionários apresentou uma dramatização em uma mãe lutava manter a família unida, diante da jornada de trabalho excessiva do marido, os vícios da filha mais nova e a frustração escolar do filho mais velho. No entanto, estes perceberam isto apenas depois da sua morte. No fim, os missionários destacaram a necessidade do amor como fundamento para a manutenção da família.

Na comunidade Nossa Senhora das Graças, no encontro com os jovens, os missionários apresentaram a Proposta da Pastoral da Juventude. Conceitos como juventude, protagonismo, grupo de jovens, foram abordados. Dinâmicas de grupo foram utilizadas para tornar a o encontro lúdico.

O papel do líder na comunidade e como pode ser exercida sua liderança foram temas abordados no encontro com líderes na comunidade Imaculado Coração de Maria. Também foram utilizadas passagens para a reflexão sobre a Igreja atual.

A psicóloga Francine Hoffmann, 25, contou que os participantes escreveram individualmente em papeis pequenos o tipo de comportamento que impede o trabalho em comunidade. Por fim, os missionários falaram sobre o líder que a igreja precisa.

— Ao mesmo tempo em que valorizamos o papel de cada liderança que estava presente, também promovemos uma avaliação individual e o fortalecimento do papel de cada um nesse processo de mudança —, explicou Francine.

A 3ª Missão Jovem Regional foi aberta no feriado de Corpus Christi, 23, quando os jovens foram enviados para as cinco comunidades da paróquia, aonde realizaram as celebrações, visitas às famílias foram realizadas, além das atividades comunitárias.

CALENDÁRIO

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› » 

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This