IX Congresso Regional da Pastoral Familiar

Em abril a publicação da Exortação do Papa Francisco, sobre “o Amor na Família – Amoris Laetitia” completou 2 anos, proclamando que o Evangelho da Família deveria ser a melhor e mais alegre notícia a ser difundida no mundo de hoje. A alegria é uma palavra recorrente nos lábios do Santo Padre, que estabeleceu como tema do próximo Encontro Mundial das Famílias, em agosto de 2018, na Irlanda, “O Evangelho da Família, Alegria para o Mundo”.

Na carta escrita pelo papa Francisco, em março de 2017, em preparação ao Encontro Mundial das Famílias, disse:

“somente a partir do amor, a família pode manifestar, difundir regenerar o amor de Deus no mundo. Sem o amor não é possível viver como Filhos de Deus, como cônjuges, pais e irmãos” e convidou as famílias a se perguntarem várias vezes se estão vivendo a partir do amor, para o amor e no amor. “Isso significa concretamente: doar-se, perdoar-se, não perder a paciência, antecipar o outro e respeitar-se. Como seria melhor a vida familiar se a cada dia fossem vividas três palavras simples: com licença, obrigado e desculpa. Todos os dias fazemos experiência de fragilidade e fraqueza. Por isso, todos nós, famílias e pastores, precisamos de uma humildade renovada que plasme o desejo de nos formar, nos educar e ser educados, de ajudar e ser ajudados, de acompanhar, discernir e integrar todos os homens de boa vontade”.

A Alegria do Amor, proposta pelo Papa, é um remédio vigoroso para as Famílias e para o Mundo. A Igreja tem levado a sério a inspiração do Papa Francisco e a importância que ele deu á Família, ao colocar em discussão os grandes desafios do mundo atual e ao convocar todos os cristãos a um trabalho paciente, perseverante, insistente e misericordioso de acolher e acompanhar cada família em seu contexto de vida, iluminando as áreas sombrias com a luz do evangelho, discernindo com sabedoria e prudência cada situação, integrando todas as famílias na grande família da Igreja. Todas sem exceção. Mesmo aquelas que estão fragilizadas, irregulares ou afastadas.

Com estas motivações, o IX Congresso Regional da Pastoral Familiar acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2018 na cidade de Nova Veneza – Diocese de Criciúma, com o tema: “O Evangelho da Família: Alegria para o Mundo”.

A Diocese de Criciúma acolhe com alegria este importante Congresso que nos possibilitará formação, informação e celebração a todos participantes. Participe você também!  Represente sua Diocese, Paróquia, Comunidade, Pastoral, Movimento, Associação, Entidade ou Organismo.

 

 

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!