Carta da equipe organizadora da Romaria da Terra e das Águas para as Dioceses e Pastorais

O bispo de Lages, dom Guilherme Werlang, assinou uma carta enviada para todas as Dioceses e Pastorais do Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sobre a 25ª Romaria da Terra e das Águas. Na carta, além de animar a participação dos romeiros e romeiras, o bispo faz algumas indicações sobre a alimentação no dia do evento. Leia a carta na íntegra:

CARTA ÀS DIOCESES E ÀS PASTORAIS DO REGIONAL SUL 4 DA CNBB

Aproxima-se a realização da 25ª Romaria da Terra e das Águas, no próximo dia 15 de setembro. A Diocese de Lages tem a graça de pela 5ª vez ser a anfitriã e aproveita esta oportunidade para também celebrar os 90 anos de sua instalação. Temos a alegria de acolhê-los na Paróquia São Pedro em São José do Cerrito (BR 282).

A Romaria está sendo preparada com carinho pela Diocese em comunhão com o Regional Sul 4 da CNBB. A expectativa tem aumentado à medida que se aproxima o dia. Escrevemos às Dioceses irmãs e às Pastorais do nosso Regional, reforçando nosso convite e esperamos sua divulgação, convite e empenho na presença.

A Romaria é um momento de ecoar tantas formas de violência e nos juntar ao coro do Papa Francisco: “Nenhuma família sem casa (TETO), nenhum camponês sem terra (TERRA), nenhum trabalhador sem direitos (TRABALHO)” e proporciona troca de experiências, de sementes …, socializando entre pastorais e movimentos populares, saídas alternativas para sobreviver nestes tempos duros e atuais.

A Romaria deste ano acontecerá na modalidade de “Festa Anual das Tendas”, característica experiência da Diocese de Lages, com grande partilha de alimentos pra todos os romeiros(as). Portanto, não será permitida a comercialização de qualquer espécie no espaço da Romaria.

Na página 37 do livro do Texto-Base em preparação à Romaria, há orientações do que pedimos aos participantes. Por isso, lembramos da necessidade de todos trazerem lanche para ser partilhado durante a viagem e no espaço da Romaria. As Paróquias de Lages estarão disponibilizando almoço para os participantes (carreteiro e risoto). Assim, é necessário trazer prato, talheres e copos (não haverá disponibilidade destes no espaço das tendas de alimentação), junto com os outros pertences.

Será muito útil para a Equipe Organizadora saber com antecedência, uma previsão de quantos romeiros(as) estarão sendo deslocados de sua Diocese ou Pastoral. O número deverá ser informado na 52° Assembleia Regional Pastoral nos próximos dias 23 e 24 de agosto.

Pedimos ainda que, se houver sobras do material distribuído, como a oração da Romaria, que seja trazido para uma panfletagem durante a caminhada.

“SALVE, SALVE A CAMINHADA, SALVE, SALVE A ROMARIA,

 EM BUSCA DE UMA NOVA AURORA, DE UM NOVO DIA!” (Zé Vicente)

 

Dom Guilherme Antonio Werlang

Bispo Diocesano

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹ago 2019› » 

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This