Paraná acolhe encontro dos secretários executivos da CNBB

Teve início ontem, 15 de julho, em Curitiba (PR), o primeiro encontro dos secretários executivos dos 18 regionais da CNBB, em 2019. Uma missa na catedral metropolitana Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, presidida pelo secretário geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, e concelebrada pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, marcou a acolhida de todos os participantes e o início do encontro.

Após um jantar, também na noite de ontem (15), o grupo deu início aos trabalhos. O presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, acolheu os participantes e apresentou a realidade da Igreja no Paraná desde sua pré história, com as reduções jesuíticas, a fundação da primeira paróquia e das primeiras dioceses, os primeiros bispos e como começou o trabalho de integração dos bispos do Paraná até a criação do Regional em 1965. “Para nós é uma alegria acolher este encontro, no qual os secretários tem a oportunidade de conversar entre si e com o secretário geral, para que a comunicação possa continuar acontecendo e ser pautada sobre as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora”, afirmou dom Geremias.

O arcebispo também falou sobre as grandes linhas de pensamento que guiaram o Regional Sul 2 nesse tempo, como a questão vocacional, da catequese, do dízimo e questões sociais. O bispo encerrou sua fala apresentando os desafios atuais que pedem uma resposta da igreja, especialmente a questão da cultura urbana, que está presente em todos os lugares.

Padre Luciano dos Santos. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4.

Programação – Na manhã de hoje (16), dom Joel Portella trabalhou com o grupo o texto das Novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Na parte da tarde, os secretários irão visitar a sede da Associação Evangelizar, onde estão a TV e a rádio Evangelizar. A noite, a Celebração Eucarística acontecerá na paróquia São Francisco de Paula, que fica em frente a sede do Regional, e será presidida por dom Geremias Steinmetz. Os trabalhos do encontro seguem até quarta-feira, 17 julho. Depois, o grupo terá um momento de confraternização e passeio à cidade de Foz do Iguaçu (PR).

Do Regional Sul 4 da CNBB, se faz presente no encontro, padre Luciano do Santos. O padre foi convidado pelo episcopado catarinense, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, para continuar à serviço do Secretariado Executivo Regional por mais dois anos.

Fotos do encontro:

Com informações da Assessoria de Imprensa do Regional Sul 2 da CNBB.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹ago 2019› » 

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This