Pastorais Sociais de Santa Catarina aprofundam a importância da Incidência Política

“Incidir é provocar mudanças” – Com essas palavras, Adriano Martins, do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), que assessora o Seminário Regional das Pastorais Sociais do Regional Sul 4 da CNBB, iniciou neste sábado, 18 de maio, o segundo dia de atividades do encontro. O Seminário que acontece em Iomerê (SC), reúne representantes de oito dioceses catarinense e tem como tema ‘Incidência Política das organizações da Sociedade Civil’.

Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

“A Igreja sempre abraçou a ideia do serviço, do assistencialismo. Esta ação resolve o problema de forma rápida, mas não permanente. Através da Incidência Política é possível influenciar outros atores políticos na perspectiva de que as ações possam atingir um maior número de pessoas e de forma constante”, relatou Adriano Martins.

De acordo com o assessor, é necessário perceber que a Incidência Política traz um novo olhar que, ao invés do assistencialismo, busca um acesso, através de ações políticas, na vida das pessoas. “O caminho da Incidência não é direto e não é apenas um serviço. É um caminho que tenta influenciar, a partir de fatores e atores políticos, na tentativa de impactar a vida das pessoas e da sociedade”, disse o assessor.

Ciclo da Incidência Política. Fonte: Caderno 1 – Incidência Política/CAIS

Metodologia – Através de atividades, reflexões e diálogo, o assessor apresentou na manhã deste sábado (18), o ciclo da Incidência Política que se manifesta desde a identificação dos problemas; passando pela análise, planejamento e implementação de ações que tenha mensagens claras com o uso de leis e diretrizes jurídicas até chegar à avaliação e aprendizados com o processo.

O Seminário é uma parceria entre as Pastorais Sociais de Santa Catarina e o CAIS que é uma instituição sem fins lucrativos, instituída em 2007, para prestar assessoria na área de metodologia, administração e incidência política para os projetos de MISERIOR, instituição alemã que financia ações sociais e eclesiais no Brasil e no mundo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This