Bispos catarinenses elegem a nova presidência do Regional Sul 4 da CNBB

Dom frei Severino Clasen, bispo de Caçador (SC), foi eleito na tarde desta quarta-feira, 08 de maio, o novo presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O episcopado catarinense também escolheu dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville (SC), como vice-presidente e dom Mário Marquez, bispo de Joaçaba (SC), como secretário. A eleição foi realizada durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

Biografia do Presidente – Dom frei Severino é filho de Joana Petry e Ereneu Clasen. Tem três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação Franciscanas de São José. Ingressou no seminário menor em 1968, em Ituporanga (SC). Tornou-se franciscano ao ingressar na Província da Imaculada em janeiro de 1976.Fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982.

Foi nomeado bispo para a Diocese de Araçuaí (MG), em 11 de maio de 2005.  Aos 50 anos, Frei Severino foi o primeiro bispo nomeado pelo Papa Bento XVI e foi o décimo-segundo frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a se tornar bispo. Foi ordenado bispo pelas mãos de Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga (SC). A posse episcopal aconteceu no dia 10 de julho de 2005, em Araçuaí. Seu lema episcopal é “Acolher e cuidar”. No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou para a Diocese de Caçador (SC), transferindo-o da Diocese de Araçuaí. Dom Severino foi empossado no dia 4 de setembro de 2011.

No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, onde permaneceu até este ano de 2019.

Biografia do Vice-Presidente – Dom Francisco Carlos Bach nasceu no dia 04 de maio de 1954, na cidade de Ponta Grossa (PR). Em Curitiba (PR), cursou Filosofia e Teologia, sendo ordenado sacerdote no dia 03 de dezembro de 1977. Entre os anos de 1985 e 1987 realizou mestrado em Direito Canônico na Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Foi nomeado bispo, pelo papa Bento XVI, em 27 de julho 2005, para a Diocese de Toledo (PR). Sua sagração episcopal aconteceu no dia 27 de outubro de 2005 e teve como lema “In manus tuas (Lc 24,47)”. Em 03 de outubro de 2012 foi designado para ser o novo bispo de São José dos Pinhais (PR), sendo empossado no dia 15 de dezembro do mesmo ano. Dom Bach é membro efetivo da Comissão Episcopal da CNBB para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância. Em 19 de abril de 2017, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo para a Diocese de Joinville (SC).

Biografia do Secretário – Dom frei Mário Marquez nasceu em 23 de novembro de 1952. Cursou filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia do Instituto Popular de Assistência Social, em Ponta Grossa (PR) e teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina em Florianópolis . Estudou no “Curso de Adaptação Militar para oficial Capelão” no Campo dos Afonsos em 1985 e cursou pedagogia na Faculdade Tuiuti em Curitiba (1988). Foi ordenado sacerdote em 22 de novembro de 1980. Foi cura da Catedral Militar do Brasil (1996 a 2006), membro do Conselho Presbiteral do Ordinariado Militar pelos capelães da Aeronáutica (1995 a 2006) e membro do Colégio dos Consultores do Ordinariado Militar.

Foi nomeado bispo de Nasai e auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES) em 31 de maio de 2006,  onde tomou posse em outubro daquele mesmo ano. No dia 22 de dezembro de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Joaçaba (SC).

O Regional Sul 4 da CNBB – O Regional Sul 4 é uma representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Santa Catarina. É composta por bispos de dez dioceses catarinenses – Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis. Diversas Pastorais, Organismos e Movimentos estão integradas ao regional. De acordo com dados do IBGE em 2018, o estado de Santa Catarina possui 4.565.793 católicos. Para atender aos fiéis, a Igreja em Santa Catarina possui 386 paróquias e 5647 comunidades.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This