Começa em Tubarão a reunião do Conselho Regional de Pastoral

A Diocese de Tubarão, acolhe entre hoje e amanhã, 14 e 15 de março, a primeira reunião do Conselho de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2019. O evento, que acontece na Casa de Encontros Dom Anselmo (CEDA), acolhe os bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, ecônomos e coordenadores estaduais das pastorais, movimentos eclesiais, serviços e organismos, para refletirem a caminhada de evangelização e a construção das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina.

Dom João Francisco Salm. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4.

As atividades do Conselho Regional de Pastoral foram iniciadas com um momento orante conduzido pela coordenação de pastoral da Diocese de Criciúma. Logo após, o bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom João Francisco Salm, acolheu a todos os membros do Conselho e ressaltou a importância do espaço do Conselho para o processo de evangelização nas Dioceses Catarinenses. Dom Salm ressaltou ainda, que, esta reunião é mais um momento de construção das Diretrizes, mas que também será dedicado para a reflexão do cuidado da Igreja para com a evangelização dos jovens.

Sínodo da Juventude

A parte da manhã do primeiro dia de conselho será dedicada à temática da última Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, realizada no Vaticano, em outubro de 2018: ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’. O momento será assessorado pelo arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha, que permanecerá no evento durante toda a manhã desta quinta-feira (14).

Cardeal Sérgio da Rocha. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

O cardeal participou do Sínodo e foi escolhido pelo papa Francisco como relator do Documento Final. Para colaborar na reflexão sobre a importância do Sínodo para a vida da Igreja, cada Diocese de Santa Catarina foi convidada a trazer para a reunião do Conselho um jovem representando a juventude diocesana.

Eixo Central

O eixo central da reunião do Conselho Regional de Pastoral será o processo de construção da parte do ‘VER’ das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional, que entram em vigor no ano de 2020. Desde a 51ª Assembleia Regional de Pastoral, em agosto de 2018, foi escolhida uma equipe, nominada de comissão metodológica, que está à frente da preparação das Diretrizes. Durante a reunião do Conselho será apresentado um texto mártir que, através de trabalhos de grupos, será reformulado pelos participantes.

Acompanhe outras notícias e momentos especiais do evento nas redes sociais do Regional Sul 4 da CNBB.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹ago 2019› » 

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This