Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina realiza sua décima Assembleia

Florianópolis recebeu no último fim de semana a X Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina. O encontro começou na noite de sexta, com a acolhida de mais de 30 agentes que atuam nos municípios de Caçador, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Criciúma e Florianópolis. No salão principal, cuidadosamente adornado para os momentos coletivos da assembleia, cada entidade membro preparou um pequeno espaço com alguns objetos e materiais que expressavam suas histórias e atividades locais. O salão se povoou da diversidade de experiências de cada uma das entidades presentes, fazendo coro ao tema escolhido para a X Assembleia: Nosso rosto, nossa identidade.

Após um momento de mística organizado pelos agentes de Criciúma, a professora Silvia Tognetti trouxe uma reflexão sobre a pastoralidade. Ela lembrou aos presentes que o pastoreio deve ser sempre uma ação no sentido  da transformação social e propôs um trabalho em pequenos grupos para debater o tema. Em seguida, Fernando Zamban, do secretariado nacional da Cáritas Brasileira, fez uma fala sobre a missão e a identidade da Cáritas, destacando a defesa da vida dos mais pobres como elemento fundante.

Fernando Zamban e Silvia Tognetti

Fernando Zamban e Silvia Tognetti

O segundo dia da X Assembleia começou cedo, com uma celebração eucarística. A Cáritas se identifica como uma organização que deve agir de forma profética, buscando antever o caminho a ser trilhado e os obstáculos a superar. Por isso,a manhã de sábado foi dedicada à análise de conjuntura com a assessoria da jornalista e comunicadora popular Elaine Tavares, do professor Elson Pereira e do Padre Vilson Grohn.

Elaine apresentou um panorama internacional e nacional, contextualizando o cenário brasileiro de austeridade dentro de um movimento mais amplo de crise global do capitalismo. Na sequência, e em grande sintonia com Elaine, Elson falou sobre nossa conjuntura estadual, lançando luzes sobre os elementos e tendências que devem marcar os próximos quatro anos da política catarinense. Fechando a mesa e abrindo o debate, Padre Vilson, que têm uma larga trajetória de atuação social nas periferias de Florianópolis, fez uma análise da conjuntura eclesial. Ele falou sobre a importância de retomar a memória de uma espiritualidade coletiva, que nos provoque a caminhar juntos, com coragem e audácia no sentido da transformação e combate às injustiças sociais.

Caminho da memória da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina

Caminho da memória da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina

Durante a tarde de sábado os agentes percorreram um caminho – simbolicamente reproduzido no salão da assembleia – que trazia os marcos históricos da atuação da Cáritas no estado de Santa Catarina em suas diferentes áreas de atuação. As ações do presente e do passado foram recordadas e debatidas entre todos e todas. Em seguida, pequenos grupos, munidos dos elementos trazidos pela análise conjuntural, se juntaram para decidir que áreas de atuação deveriam ser priorizadas no regional. Após um valioso debate coletivo, consensuou-se que para os próximos dois anos as áreas de prioridade serão: Economia Popular Solidária, Migração e Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências. Também foram assumidas, com ações específicas, as áreas de Infância, Adolescência e Juventudes, Mulheres e Catadores de Materiais Recicláveis.

A assembleia encerrou-se com a escolha de conselheiros para composição do conselho consultivo e do secretário executivo. Foram eleitos Marcos Tramontin Serafim da Cáritas Diocesana de Criciúma, Fernando Anísio Batista da Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis e Valdemar Mazzurana da Cáritas Diocesana de Tubarão que comporão junto com Maria Aparecida Fonseca da Cáritas Diocesana de Lages, Fabiana Gonçalves e Helena Mózena Bertoldi da Cáritas Diocesana de Rio do Sul o conselho consultivo. O atual secretário Gelson Nezi foi reeleito para o mandato 2019 a 2022.

Espaços presenciais de reflexão coletiva, tais como os da X Assembleia, são essenciais para integrar a ação das entidades membros e fortalecer os laços de solidariedade entre os seus agentes. Coletivamente pensamos melhor e chegamos mais longe.

Por Camila Betoni – Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina

CALENDÁRIO

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2018› » 

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!