Diocese de Chapecó acolhe Conselho Regional de Pastoral

Começou na manhã desta quinta-feira, 15 de novembro, a segunda reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2018. A capital do grande oeste catarinense, Chapecó (SC), acolhe na catedral diocesana de Santo Antônio, os bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, ecônomos e coordenadores estaduais das pastorais, movimentos eclesiais, serviços e organismos da Igreja em Santa Catarina, para refletirem a caminhada de evangelização e as propostas do Plano Regional de Pastoral.

Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

As atividades do evento foram iniciadas com um momento orante conduzido pela coordenação de pastoral da Diocese de Joinville. Logo após, o bispo de Chapecó, dom Odelir José Magri, acolheu em sua diocese a todos os presentes recordando que essa é a primeira vez que o Conselho Regional de Pastoral acontece no território diocesano após sua nomeação em 2015.

Dom João Francisco Salm, presidente da CNBB Sul 4. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

O bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom João Francisco Salm, também acolheu aos participantes e abriu os trabalhos do primeiro dia de reunião citando as cinco grandes manifestações do amor, explicitadas pelo papa Francisco na exortação apostólica ‘Gaudete et Exsultate’. Segundo dom João Francisco Salm, os trabalhos pastorais do Regional Sul 4 da CNBB também precisam ser pautados pela ‘alegria, firmeza em Deus, ardor, sentido de pertença à comunidade e a oração.

O Bom Samaritano

Durante a manhã deste primeiro dia de encontro, os participantes do Conselho Regional de Pastoral irão aprofundar o texto da parábola do ‘Bom Samaritano’ (Lc 10, 25-37), através de uma leitura orante com o auxílio do professor e padre da arquidiocese de Florianópolis, Siro Manoel de Oliveira. A parábola foi escolhida como a paradigma metodológico pela Assembleia Regional de Pastoral como texto norteador para a construção das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 4 da CNBB (2020-2023).

A 2ª Reunião do Conselho Regional de Pastoral em 2018 é o primeiro espaço para o início da articulação e estruturação das novas Diretrizes que terá como plano de fundo a evangelização no mundo urbano.

A reunião vai até amanhã (16) e você poderá acompanhar os melhores momentos através das redes sociais do Regional Sul 4 da CNBB.

CALENDÁRIO

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2018› » 

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!