“A parábola do Bom Samaritano é a autobiografia de Jesus”, diz padre Siro Manoel de Oliveira

A parte da manhã do primeiro dia da 2ª Reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2018, que acontece em Chapecó (SC), foi dedicada ao aprofundamento e leitura orante da parábola do ‘Bom Samaritano’ (Lc 10, 25-37). O texto do Evangelho de São Lucas, escolhido pela 51ª Assembleia Regional de Pastoral como paradigma metodológico norteador para a elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional, foi trabalhado pelo mestre em Bíblia e padre da arquidiocese de Florianópolis, padre Siro Manoel de Oliveira.

Padre Siro Manoel de Oliveira. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

“A parábola do Bom Samaritano é a autobiografia de Jesus”. Segundo padre Siro Manoel de Oliveira, todo o Evangelho de Lucas tem como fio condutor a misericórdia. “O estilo de escrita de Lucas é de deixar de boquiaberta. Zacarias e Isabel, José e Maria e o papel das mulheres na missão de Jesus, são exemplos desse Deus misericordioso apresentado pelo evangelista”, ressaltou.

Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

De acordo com padre Siro, “se não há compaixão não seremos como o Bom Samaritano”. O padre continuou dizendo que a compaixão faz agir. “Jesus, como o Bom Samaritano, é aquele que vê e tem compaixão. Esse também deve ser o papel da Igreja em Santa Catarina. Ser Samaritana, ver, ter compaixão e agir”, declarou.

Diretrizes da Ação Evangelizadora

Durante a 51ª Assembleia Regional de Pastoral, realizada em Agosto de 2018 na cidade de Lages (SC), foram definidos os procedimentos de construção das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 4 da CNBB (2020-2023) e da avaliação do vigente Plano Regional de Pastoral (2015-2019).

Na metodologia Ver-Julgar-Agir e um paradigma metodológico, a estruturação das Diretrizes da Ação Evangelizadora começa a ser construída durante esta 2ª Reunião do Conselho Regional de Pastoral com o aprofundamento do paradigma metodológico e uma visualização do papel da Igreja no mundo urbano, que será o plano de fundo das novas Diretrizes. Ainda na parte da tarde de hoje (15), com a colaboração do doutor e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Elson Manoel Pereira, será apresentado aos participantes da reunião um panorama do mundo urbano vivido no território catarinense.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!