Rede Cáritas em Santa Catarina realiza Encontro Regional de Juventudes

Com o objetivo de oferecer formação para adolescentes e jovens, permitindo a reflexão sobre a condição juvenil, a pastoralidade e a transformação social, a Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina realizou nos dias 1 e 2 de setembro o primeiro Encontro Regional de Juventudes. O evento aconteceu na cidade de Rio do Oeste (SC) e possibilitou momentos de reflexão e planejamento para as ações com a juventude na Rede Cáritas catarinense.

De acordo com a assessora da Cáritas Brasileira, Joseanair Hermes, o encontro foi direcionado para adolescentes e jovens com atuação na Rede Cáritas, Pastoral da Juventude ou em outros grupos e movimentos sociais com potencial para atuar na ação especifica com jovens na Rede Cáritas. “A metodologia do encontro incluiu a sistematização, elaboração, reflexão teórica, rodas de conversa, vivencias celebrativas e outras experiências”, relatou a assessora.

Joseanair disse ainda que foi utilizado um esquema pedagógico evidenciando como eixo a reflexão que gera ação. “Esse esquema fez com que o encontro não se tornasse um espaço de acumulo informações, mas de um encontro aprofundado com o significado do tema em debate, dentro de um processo autoavaliativo”, declarou.

Juventudes da Arquidiocese de Florianópolis e das Dioceses de Criciúma, Blumenau, Rio do Sul, Lages e Caçador estiveram presentes no encontro. Os cerca de 30 jovens participantes foram divididos em cinco grupos de trabalhos com temas diversos: ‘A criminalização da questão social: uma juventude encarcerada’; ‘O poderoso jogo de poder e dominação: gênero e violência contra a mulher’; ‘Quem sou eu para julgar?’, com ênfase nas questões LGBT; ‘Uma geração ameaçada pelo desemprego’; ‘Entre ficar e partir’, dando um destaque à população juvenil rural.

O evento contou com a assessoria de Ana Julia Pires Ribeiro, de Curitiba (PR), Leon Souza, de Brasília (DF) e Luis Duarte, de Herval do Oeste (SC).  No final do encontro os jovens construíram propostas em níveis diocesano e regional nos eixos de formação e organização da Cáritas. Também foi reafirmado a necessidade e o desejo dos jovens de um novo encontro regional para o próximo ano.

Confira alguns depoimentos dos jovens e adolescentes participantes do encontro nas páginas oficiais da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina no Facebook e Instagram.

CALENDÁRIO

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› » 

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!