Assembleia Regional de Pastoral destaca a Leitura Orante da Bíblia na Ação Evangelizadora

Como encaminhamento da 51ª Assembleia de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a partir da reflexão do tema central do evento, ‘Animação Bíblica da Vida e da Pastoral’, os participantes decidiram priorizar a difusão da ‘Leitura Orante da Palavra de Deus’ nos âmbitos eclesiais no último ano de atividades do Plano Regional de Pastoral (2015-2019). A decisão foi feita a partir da compreensão de que este âmbito, presente na terceira urgência do Plano Regional, ainda falta alcançar os índices esperados.

Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

A temática da 51ª Assembleia de Pastoral foi toda pensada dentro da necessidade de um maior aprofundamento no trabalho de Animação Bíblica em todo o Regional. A primeira atividade na programação do evento foi a explanação de painéis com algumas atividades eclesiais que tem a Palavra de Deus como eixo central. Padre Willian, da Diocese de Tubarão, apresentou uma proposta de leitura orante em conjunto com universitários da Pastoral Universitária; padre João Claudio Casara da Diocese de Caçador falou sobre o projeto Amigos de Jesus e sobre os Grupos de Reflexão/Família; a jovem Maristela de Oliveira, da Diocese de Chapecó, apresentou sua experiência com a Celebração Dominical da Palavra de Deus; padre Marcio Martins, da Coordenação Regional da Catequese, explanou sobre o papel da catequese neste processo e dom Odelir José Magri falou sobre a experiência das Santas Missões Populares na Diocese de Chapecó.

Após a apresentação das experiências e assessoria sobre o tema central com o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, os participantes da Assembleia foram divididos em grupos para discutir como estão os processos de utilização da Animação Bíblica nas Dioceses e Pastorais. Cada grupo ficou responsável de apresentar um indicativo de ação para que a Igreja em Santa Catarina seja um lugar de ‘Animação Bíblica da Vida e da Pastoral’.

As propostas de cada grupo foram apresentadas na plenária e por unanimidade, após a explanação, a Assembleia decidiu que como principal ação em conjunto da Igreja em Santa Catarina para o último ano do Plano Regional de Pastoral (2015 – 2019) será a intensificação da Leitura Orante da Bíblia. Cada Diocese, pastoral, organismo, movimento e serviço terá a liberdade na forma de difundir este processo no seu âmbito de trabalho evangelizador.

Participantes da 51ª Assembleia Regional de Pastoral. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4.

CALENDÁRIO

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2018› » 

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!