Cada Comunidade Uma nova Vocação

Por dom Rafael Biernaski

Bispo da Diocese de Blumenau

“Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). Como é bonito ver nossas comunidades animadas por esta inspiração evangélica, ao elevarem suas preces ao Senhor pedindo que desperte vocações, serviços, ministérios no seio da Sua Igreja. A dezena do Rosário antes das celebrações e encontros, as capelinhas que os catequizandos levam para suas casas a fim de rezarem com a família, os testemunhos veiculados pelas redes sociais, o envolvimento dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, dos catequistas, dos jovens: expressões de protagonismo e animação vocacional. A Ação Evangelizadora “Cada Comunidade uma Nova Vocação” acende no coração da Igreja a oração e o testemunho, num empenho constante de criar a cultura vocacional em nossas comunidades. Orar é a primeira iniciativa. Oração de agradecimento e louvor. Somos amados por Deus, Ele nos chamou ao Seu Serviço, recebemos dons, fomos constituídos em Família de Deus, como irmãos e irmãs, “alegres na esperança”, firmes na caridade, empenhados em anunciar Suas maravilhas. Demos graças a Deus pela vida e missão de tantos que se doam na ação evangelizadora. Oração de súplica. Assim chamados e enviados, pedimos ao Senhor da messe que guie nossos passos no caminho da fraternidade, da comunhão e da unidade, para testemunhar a Boa Nova que gera vida em abundância para todos.

Testemunhar. Deus chama através do testemunho de vida. Quem é chamado e responde com alegria e generosidade, vive a experiência da gratuidade, revela o Amor de Deus em sua experiência cotidiana, sente que toda a sua existência está mergulhada no mistério de Deus. E revela aos outros todo o dinamismo da própria vocação, como um testemunho fecundo que propicia o encantamento pelo projeto do Reino de Deus e a construção de um mundo justo, fraterno e de paz.

Oração e testemunho. Duas experiências que movem, inspiram e criam um ambiente propício ao surgimento de vocacionados. Dois âmbitos que convergem para o crescimento de protagonistas na evangelização. Uma só voz, um só coração, uma só sintonia que revela o rosto de uma Igreja a caminho, que testemunha o Amor de Deus e se empenha no serviço aos homens e mulheres do nosso tempo. E que no Ano do Laicato, celebrado com tanto empenho por toda a Igreja do Brasil, possamos colher os frutos de novas vocações, ardorosas no seguimento de Jesus, no caminho missionário e na vivência da fé, partilhada em pequenas comunidades, fraternas e abertas à vida em plenitude.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!