A Santidade no Mundo Atual

Por dom Mário Marquez

Bispo da Diocese de Joaçaba

Queridos irmão, Paz e bem!

É com imensa alegria que dirijo até vocês neste mês de julho para abordarmos um assunto muito importante para nossa vida: a busca pela santidade. Neste sentido, nosso querido Papa Francisco publicou este ano em sua Exortação Apostólica “Gaudete At Exultatte” – Sobre o Chamado à Santidade no Mundo Atual.

O documento, de fácil compreensão, nos oferece um conteúdo riquíssimo em indicações práticas que favorecem nossa constante busca pela santidade. “A santidade é o rosto mais belo da Igreja. Mas, mesmo fora da Igreja Católica e em áreas muito diferentes, o Espírito suscita sinais da sua presença, que ajudam os próprios discípulos de Cristo”, capítulo I n. 9.

Com isso, entendemos que a busca pela santidade é algo que deve estar presente em nossa vida como uma meta a ser alcançada. A dedicação e o empenho em fazer o bem, propagar a paz e a união, atitudes tão representativas no pontificado de Francisco, nos oferecem as condições necessários para nos mantermos firmes neste propósito de fidelidade a Jesus Cristo. “Cada Santo é uma missão; é um projeto do Pai que visa refletir e encarnar, em um momento determinado da história, um aspecto do Evangelho”, diz a Exortação. Assim diz o Cardeal Van Thuân:  “fazer ações ordinárias de maneira extraordinária” e “viver o momento presente, cumulando-o de amor”, isto é santidade.

A fonte da qual brota a santidade é o Senhor Jesus, a meta pela qual tende a história humana, a transformação da história no reino de Deus. Este é o ponto central. A finalidade da Exortação é fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual. O primeiro capítulo apresenta o chamado à santidade e o último capítulo o combate espiritual, a vigilância e o discernimento. O segundo é dedicado a dois inimigos da santidade o pelagianismo e o gnosticismo. O terceiro e o quarto capítulo: viver as bem-aventuranças hoje e algumas características da santidade no mundo atual.

Podemos perceber esta Exortação há um desmembramento das oito Bem-Aventuranças para a prática do bem comum em nosso dia-a-dia. Isso nos faz refletir sobre as nossas atitudes perante as alegrias e as tristezas, principalmente, amparados em Jesus Cristo. “A misericórdia não é apenas o agir do Pai, mas torna-se o critério para individuar quem são seus verdadeiros filhos”.

Neste sentido, em virtude da relevância do conteúdo apresentado nesta linda Exortação, convido a todos para que façam essa importante leitura e que o conteúdo dessa exortação possa colaborar com o nosso fortalecimento na busca pela santidade. Que o nosso querido Papa Francisco nos abençoe, Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

CALENDÁRIO

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2018› » 

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!