Semana de Oração pela Unidade Cristã reúne igrejas de diferentes tradições em SC e no Brasil

Entre os dias 13 e 20 de maio, igrejas de todo o Brasil (católicas, anglicanas, evangélicas, protestantes, ortodoxas, entre outras) celebram a Semana de Oração Pela Unidade Cristã (SOUC). A ação é uma resposta direta à oração de Jesus em João 17, 21, que diz: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”.

O material da SOUC foi preparado pelas igrejas do Caribe, região que possui complexa realidade política, com uma variedade de organizações governamentais, incluindo desde territórios coloniais (ingleses, holandeses, franceses e americanos) até nações republicanas.

Escolha do tema

Constatou-se que, nos anos de colonialismo e escravidão, a ação missionária, com poucas exceções, muitas vezes justificava e reforçava a triste e desumana realidade da escravidão.

No entanto, se por um lado a bíblia era utilizada para justificar a escravidão, por outro, nas mãos dos escravizados, tornou-se uma inspiração, uma garantia de que Deus estava ao lado dos oprimidos. Este Deus, diante dessa inspiração libertadora, os conduziria à liberdade.

Resgatando a história e as consequências do colonialismo, tanto no Caribe quanto na América Latina, a SOUC 2018 convida para refletir sobre o trabalho análogo à escravidão que, no século XXI, fere tanto a humanidade quanto a imagem de um Deus de amor e liberdade. A escravidão e o trabalho humano degradante é um desafio contemporâneo a ser assumido pelas igrejas.

Diversidade

Além das igrejas-membro do CONIC, em muitas cidades a Semana de Oração congrega lideranças e membros de outras igrejas, como a Quadrangular, Assembleia de Deus, Metodista, várias comunidades ortodoxas, entre outras. Em Campo Grande, no último dia da SOUC, haverá uma concentração no centro da cidade para pedir mais tolerância religiosa. O momento contará com a participação de religiosos de diversas manifestações de fé, incluindo as de matriz africana.

Celebrada nos dois hemisférios

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Em Santa Catarina

Participantes da Reunião do CIER em abril de 2018. Foto: CNBB Sul 4/Divulgação

O Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), realizou nos dias 02 e 03 de abril, no Centro de Eventos Rodeio 12, Rodeio (SC), um seminário sobre o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristão (SOUC): “A mão de Deus nos une e liberta’ (Ex 15,1-21). O evento foi assessorado pela irmã Mari Luzia Hammes, da Igreja Católica Apostólica Romana e pastor Renatus Porath, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Participaram do seminário 36 pessoas, representantes das igrejas: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Evangélica Luterana do Brasil e de 7 dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Durante o evento, o pastor sinodal e presidente do CIER, Inácio Lemke e o bispo de Blumenau e vice-presidente do conselho, dom Rafael Biernaski, incentivaram os presentes a assumirem com ânimo nesta semana, nas diferentes regiões do estado.

 

Por Conic/CNBB Sul 4

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!