17º Encontro Nacional de Presbíteros acontece em Aparecida (SP)

De 26 de abril a 2 de maio, o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, acolhe a 17ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros. A reunião contará com a participação de mais de 500 padres, representando todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil. Os trabalhos serão orientados com o tema: “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e lema: “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espirito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28).

O Encontro é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, costuma ser assessorado por vários religiosos e convidados. Este ano contará com a presença do missionário redentorista Padre Paulo Sérgio Carrara, o Bispo Referencial da Comissão Regional de Presbíteros, Dom Juarez de Souza, além de outros bispos de cada regional e também a participação do Bispo Referencial para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Dom Jaime Spengler, o Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes e o núncio Apostólico no Brasil Dom Giovanni D’Aniello.

Segundo o presidente da Comissão Nacional dos Presbíteros, Padre José Adelson da Silva Rodrigues, o encontro acontece a cada dois anos, em Aparecida (SP), intercalando com os encontros regionais. “É um encontro de participação, comunhão e reflexão da missão. Com certeza o encontro vai refletir as dimensões da formação dos presbíteros, pois precisamos pensar e fazer uma avaliação de nossas ações atuais, para projetar ações futuras”. Padre José Adelson também partilha que é urgente uma maior abertura para Pastoral Presbiteral.

Ele também conta que Aparecida é um local apropriado para a reunião de todos, porque é local de romaria, de missão e reflexão. “É uma riqueza partilhar e ver a alegria do povo aqui em Aparecida. Nós também estamos nesse processo de romaria e missão”.

Solidariedade ao Padre Amaro durante missa de abertura do Encontro dos Presbíteros

A missa de abertura do Encontro foi celebrada nesta manhã (27) no Altar Central, presidida por Dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Parnaíba.

O reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida acolheu em nome do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, todos os presentes, desejando um encontro proveitoso nas reflexões e oração, sob as bênçãos da Mãe Aparecida.

O bispo de Parnaíba em sua homília, falou sobre o tema do encontro ‘Presbíteros: discípulos do Senhor e pastor do rebanho’, afirmando que mesmo diante de todos os desafios na evangelização, o sacerdote deve buscar força e motivação em Cristo.

“Trazemos as nossas esperanças, experiências e desafios pastorais para esse Encontro, e sobretudo, as nossas esperanças… não faltarão dificuldades, incompreensões, perseguições em nosso trabalho…mas somos chamados a ter olhos fixos em Jesus e reler a sua história, para compreendermos o dinamismo profundo que o guiou, a lógica do amor que se fez serviço e que se fez doação.”DOM JUAREZ SOUSA DA SILVA, BISPO DE PARNAÍBA

Dom Juarez também lembrou o padre José Amaro Lopes de Souza, que faz parte da equipe pastoral da Prelazia do Xingu e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), preso desde 27 de março em Anapu (PA).

O Encontro Nacional dos Presbíteros acontece no Centro de Evento Padre Vítor Coelho de Almeida, e é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Com informações e fotos do Portal A12.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

CALENDÁRIO

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹out 2018› » 

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!