Conselho Regional de Pastoral se reúne em Lages

Começou na manhã desta quarta-feira, 08 de março, a 1ª Reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, que acontece no Centro de Formação Católica de Lages (SC), reúne as lideranças das pastorais, movimentos e organismos da Igreja em Santa Catarina, ecônomos, coordenadores diocesanos de pastoral e dos bispos das Dioceses catarinenses.

Mulheres homenageadas na oração inicial. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

O início do evento foi marcado com uma celebração orante conduzida pelos representantes da Diocese de Blumenau. Durante a oração, dom Rafael Biernaski fez uma breve reflexão e ao final todas as mulheres presentes foram convidadas a se aproximar da imagem de Nossa Senhora Aparecida para uma benção especial na recordação do dia Internacional da Mulheres. Todos os presentes também foram convidados à oração de uma dezena do rosário por todas as vocações em comunhão com a Ação Evangelizadora: ‘Cada Comunidade Uma Nova Vocação’.

Dom Nelson Westrupp. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4
Dom João Francisco Salm. Foto: Franklin Machado/ CNBB Sul 4

Após a oração, o administrador apostólico da Diocese de Lages, dom Nelson Westrupp, anfitrião do Conselho, deu as boas-vindas aos participantes juntamente o presidente do Regional Sul 4 da CNBB e bispo da Diocese de Tubarão, dom João Francisco Salm. Em sua fala de acolhida, dom João Francisco, explicitou a importância do encontro para a comunhão e articulação pastoral das 10 Dioceses de Santa Catarina dentro do processo de funcionalidade do Plano Regional de Pastoral (2015-2019). Ainda segundo o bispo, os conselheiros presentes no encontro não apenas representam a CNBB, mas são a CNBB em suas práticas pastorais.

50 anos de Medellín

Padre Vítor Galdino Feller. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

Como tema de estudo da 1ª Reunião do Conselho Regional de Pastoral, foi escolhido ‘Medellín 50 anos depois – memórias e perspectivas de futuro’. Com a assessoria do diretor do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), padre Vítor Galdino Feller, durante toda a parte da manhã, do primeiro dia de encontro, os participantes do Conselho refletiram sobre a importância do documento da Conferência Latino-americana para a estruturação pastoral da Igreja latina e caribenha ainda hoje.

Segundo padre Feller, a Conferência de Medellín foi o maior evento eclesial do continente americano no século XX. ‘Podemos destacar como marcas importantes do Documento de Medellín a opção preferencial para os pobres, a Teologia da Libertação como uma análise e transformação da realidade e as Comunidades Eclesiais de Base’, destacou.

Programação

O Conselho Regional de Pastoral vai até amanhã, 09 de março, e outros temas como a Pastoral do Dízimo, Fake News e Jornalismo de Paz, socialização do Intereclesial de CEB’s em Londrina e atividades do Conselho Regional Missionário também farão parte das reflexões do encontro.

Confira as fotos dos melhores momentos do evento na página oficial da CNBB Regional Sul 4 no Facebook clicando aqui.

FACEBOOK

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!